segunda-feira, 21 de maio de 2018

Esgoto a céu aberto, ferida em Juazeiro do Norte

Em Post convidado, o médico Vasques Landim trata da questão de saneamento básico em Juazeiro do Norte.




Vasques Landim é médico.
Por Vasques Landim
Post Convidado


O acesso à água potável e ao saneamento básico foram reconhecidos como direito do ser humano pela Organização das Nações Unidas. Serviço absolutamente essencial, a coleta e o tratamento de esgoto têm sido deixados de lado na nossa cidade.
A inexistência de rede de coleta e de tratamento de esgoto, cria um ambiente insalubre que propicia o desenvolvimento de doenças ,além do desconforto para a sociedade.
A imagem de crianças brincando em meio aos esgotos e lixo a céu aberto é tocante aos olhos de qualquer um em Juazeiro. O principal impacto disso, ou melhor, o impacto mais visível dessa cena é a doença. Os pais levam a criança ao posto de saúde o médico faz o diagnóstico; faz o tratamento. A criança toma o medicamento prescrito, mas já na próxima visita ao médico retorna com o mesmo problema.
Engana-se quem pensa que os impactos da concentração de lixo nos esgotos a céu aberto afeta apenas a saúde daqueles que moram nas comunidades carentes. Grande parte dessas substâncias tóxicas que estão concentradas nos esgotos a céu aberto são voláteis e evaporam levando o “problema” para uma área muito maior.Ao evaporar respiramos esse ar contaminado pelas substâncias químicas. Não há escolha, você pode estar na parte rica ou pobre da cidade, mas você será atingido por esse verdadeiro inimigo invisível.
Infelizmente, nossos governantes ainda têm uma visão míope sobre a questão do saneamento básico: constroem estádios enormes para esportes,praças e esquecem de investir em uma área que é fundamental, que representa um investimento, que no futuro irá refletir em uma economia enorme que é a de não ter que cuidar de uma criança com deficiência mental, intelectual, imunológica ou de saúde decorrente da exposição a substâncias químicas que permeiam nossa cidade.
A sociedade Juazeirense deve se unir e cobrar agora dos pretensos candidatos ao governo do Estado um olhar mais atento e investimentos prioritários na coleta e tratamento de esgoto em nossa cidade para garantir qualidade de vida à nossa população e, principalmente, às nossas futuras gerações. Já passou da hora de exigirmos esse serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário