Um trecho de uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) circula sem contexto no Facebook. No vídeo, o petista diz que “o Brasil de 2023 será um Brasil muito, muito, muito mais destruído do que o Brasil de 2003?. Nos comentários da publicação, usuários dizem entender que o presidente estaria dizendo que seu governo destruiria o País. O que não fica claro na postagem é que Lula falava no início de 2022 sobre como estaria o País caso assumisse a Presidência no ano seguinte.
O trecho foi retirado de uma entrevista de Lula a blogueiros independentes em 19 de janeiro de 2022. O vídeo completo foi publicado no canal do PT no YouTube. Na fala em questão, o líder petista responde a uma pergunta de Eduardo Magalhães, do blog da Cidadania, sobre como conciliar setores da esquerda que não aceitavam a nome de Geraldo Alckmin (PSB) como candidato a vice-presidente.
Lula responde que já tinha o apoio de PSB e PSOL e afirma que os militantes do PT respeitariam a decisão partidária. Em seguida, ele começa a comentar sobre a importância de derrotar o então presidente Jair Bolsonaro (PL), que se candidataria à reeleição. A fala começa com 1 hora e 42 minutos de entrevista.
“Precisamos compreender o que é que nós estamos enfrentando. Eu queria te dizer, Eduardo, que o Brasil de 2023 será um Brasil muito, muito, muito mais destruído do o Brasil de 2003. E vai precisar de muito mais conversa, de muito mais paciência e muito mais habilidade para você reconstruir esse País. Se fosse fácil reconstruir no grito, tava resolvido. Eu vou chamar o povo para rua, vamos fazer... Você sabe que não acontece, não acontece. O que você precisa é ter inteligência política, de você construir as pessoas que podem querer remar junto com você, para fazer a travessia oceânica, que não é pequena”.
Não foi a primeira vez em que Lula comparou 2003 -- o ano em que assumiu a Presidência no primeiro mandato -- com 2023. No final de 2021, em um jantar com o grupo Prerrogativas, o então pré-candidato disse que “o Brasil que eu vou pegar em 2023 é muito pior que eu peguei em 2003?.
Fonte- msn.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário