O abastecimento emergencial estava suspenso desde novembro.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) informou, nesta terça-feira (24), que a Operação Carro-Pipa foi retomada em 28 cidades cearenses, neste mês. A operação tem o intuito de distribuir água potável a moradores do semiárido nordestino atingidos pela seca. O abastecimento emergencial estava suspenso desde novembro, após cortes no orçamento do Governo Federal.
Mais de 141 mil beneficiários estão cadastrados nos 28 municípios cearenses atendidos atualmente pela Operação Carro-Pipa. Cada família cadastrada tem direito a 20 litros de água por pessoa ao dia. Ao todo, 332 pipeiros foram contratados para o primeiro ciclo da operação no Ceará.
Confira a lista dos municípios atendidos pela Operação Carro-Pipa, em janeiro de 2023:
Ficaram de fora
O programa é dividido em três ciclos anuais. O primeiro, que iniciou neste mês de janeiro e vai até abril, atende um número menor de municípios, em relação ao último ciclo de 2022, quando 34 cidades estavam cadastradas na Operação. Neste primeiro ciclo, as cidades de Arneiroz, Aiuaba, Catunda, Palmácia, Catarina e Monsenhor Tabosa ficaram de fora do abastecimento. O motivo? a vigência do decreto federal que reconhecia situação de emergência ou calamidade pública expirou no fim do ano. Segundo o ministério, esse é o principal requisito para a entrada dos municípios no programa de abastecimento.
Fonte- cn7.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário