PP, PPS e Novo declaram neutralidade no segundo turno.
Anúncios foram feitos nesta terça, 9. Psol declarou apoio a Haddad e PTB, a Bolsonaro.
Equipe Focus
Fonte-focus@focus.jor.br
Fonte-focus@focus.jor.br
Após divulgação do resultado das eleições realizadas no último domingo, 7, partidos já começaram a se articular para declarar ou não apoio a candidatos que devem disputar segundo turno. Pelo menos três partidos emitiram nota afirmando posicionamento neutro, PP, PPS e Novo. Disputam o segundo turno Fernando Haddad, do PT,e Jair Bolsonaro, do PSL.
Em nota assinada pelo senador pelo Piauí e presidente do partido, Ciro Nogueira, o Partido Progressista afirmou que adotará postura de “absoluta isenção e neutralidade no segundo turno das eleições presidenciais”. Uma das justificativas para a isenção e a neutralidade está a compreensão da sigla de que “o eleitor quer o silêncio e o palco vazio de qualquer ruído ou informação que interfira na sua reflexão sobre qual candidato escolher”.
Ana Amelia, membro do partido e candidata a vice-presidência na chapa de Geraldo Alckmin declarou apoio ao candidato do PSL.
Foram eleitos pelo partido no último domingo, 7, 70 deputados estaduais, 37 deputados federais, cinco senadores e um governador, no Acre.
Para acessar a nota completa, clique aqui.
Já o presidente do Partido Popular Socialista, Roberto Freire, respondeu a comentário em rede social afirmando que defende que o partido “não apoie nenhum dos dois contendores nesse segundo turno. E se posicione desde logo como oposição responsável respeitando a Constituição de 88 e lutando pelas reformas, seja qual for o presidente eleito”.
Foram eleitos oito candidatos à Câmara dos Deputados e dois candidatos ao senado pelo partido.
O Partido Novo afirmou me nota divulgada nas redes sociais que não apoiará nenhum candidato à presidência e que o cenário do segundo turno não é aquele que o partido esperava. “O Novo não apoiará nenhum candidato à Presidência, mas somos absolutamente contrários ao PT, que tem ideias e práticas opostas às nossas”, declara a nota.
O candidato à presidência pelo Novo obteve 2.679.744 votos, 2,5% do total.
Apoios
O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) declaram a apoio aos candidatos que disputam a presidência. O Psol, à candidatura de Fernando Haddad; e o PDT, à candidatura de Jair Bolsonaro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário