terça-feira, 31 de julho de 2018

POLÍTICA - ELEIÇÕES 2018 - A primeira pesquisa de intenção de voto no Ceará inscrita na Justiça Eleitoral foi encomenda pelo MDB nacional,

Em pesquisa do MDB, General vira Guilherme e Meirelles não é candidato.

Consulta foi inscrita na Justiça Eleitoral e poderá ser divulgada pelos meios de comunicação.


Por Fábio Campos
Fonte-fabiocampos@focus.jor.br

A primeira pesquisa de intenção de voto no Ceará inscrita na Justiça Eleitoral foi encomenda pelo MDB nacional, que tem o senador Eunício Oliveira como tesoureiro. A julgar por itens do questionário, haverá questionamentos caso os seus resultados sejam divulgados. A IFT.Com Editoração Eletrônica LDTA, empresa de Brasília, foi a contratada para realizar a pesquisa a um custo de R$ 34,967,00 para 2 mil entrevistas.
A pergunta 7 do questionário é a que mais pode levantar desconfianças. É a seguinte: “Pensando agora só na eleição para governador do Ceará. Se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem esses que vou falar em ordem alfabética, em quem você votaria?”
Pela ordem, são expostos aos entrevistados os nomes de Aílton Lopes, Camilo Santana, Guilherme Teófilo e Hélio Gois. Não seria um problema se o nome político do candidato do PSDB tivesse sido corretamente grafado. No caso, General Theóphilo, que é seu batismo político.
O nome “general” é essencial aos planos do PSDB por se relacionar com a área de segurança e, ao mesmo tempo, ser item determinante na trajetória profissional do candidato tucano. É como se uma pesquisa apresentasse Wagner Souza e não “Capitão Wagner”, que é o nome político do deputado.
Na pergunta acerca de eleição presidencial, há apenas um único cenário e este leva em consideração o nome de Lula. Não há outro cenário sem o nome do petista, que deve ser barrado pela Justiça Eleitoral. É praticamente certo que Lula vai aparecer na frente e com folga pelo imenso recall junto ao eleitorado cearense.
Curiosamente, não é mencionado o nome do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, pré-candidato do MDB, partido que encomenda a pesquisa. A pergunta considera somente os nomes de Álvaro Dias, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro, Lula, e Marina Silva. O candidato do NOVO, João Amoedo, além de outros, também não é citado.
Já para o Senado, são pesquisados diversos cenários. Não apenas por ser uma escolha de dois nomes, mas por também considerar diversas candidaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário