terça-feira, 31 de julho de 2018

Fux coloca o PT no freezer ao dizer que “não pode concorrer candidato que não pode ser eleito.”

Sem citar o nome de Lula, a fala do presidente do TSE tem um alvo claro: candidato condenado em segunda instancia já é inelegível.



Equipe Focus
Fonte-focus@focus.jor.br
O ministro Luiz Fux, presidente do TSE, jogou água gelada na fervura do PT. Hoje de manhã, em Salvador, ele deu a seguinte declaração: “um político enquadrado na Lei da Ficha Limpa não pode forçar uma situação, se registrando, para se tornar um candidato sub judice”. Fux não citou o nome de ninguém, mas a leitura dos fatos diz que “forçar a situação” é exatamente o que o PT faz com o lançamento da candidatura de Lula a presidente.
“No nosso modo de ver, o candidato condenado em segunda instancia já é inelegível. É um candidato cuja situação jurídica já está definida. Não pode concorrer um candidato que não pode ser eleito”, declarou o ministro.
As falas de Fux foram publicadas no O Estado de S.Paulo.

POLÍTICA - ELEIÇÕES 2018 NO CEARÁ MOVIMENTO NO PDT TEM PRESSA PRA LANÇAR CID E ANDRÉ AO SENADO.

Cresce movimento no PDT para lançar Cid e André senadores.

Nota da Juventude do PDT ataca Eunício: "É a vez de desbancar MDB no Ceará"



Cid e André no atos de filiação dos Ferreira Gomes ao PDT.
Por Fábio Campos
Fonte-fabiocampos@focus.jor.br

A dinâmica interna do PDT do Ceará pressiona pelo lançamento de duas candidaturas do partido ao Senado. A situação está assim: Ciro Gomes quer, o presidente nacional o partido, Carlos Lupi, quer, o presidente estadual do partido, André Figueiredo, quer. Este último, tem se mantido discreto em público, mas se movimenta firme nos bastidores para emplacar a segunda candidatura do partido ao Senado. A primeira, já tida como certa, é a de Cid Gomes. A segunda é a do próprio Figueiredo.
Agora, mais um grupo do partido anuncia em público a sua pressão para que André Figueiredo, “assuma a missão de ocupar a vaga na disputa ao Senado Federal no pleito que segue”. Em nota, a Juventude Socialista do PDT, que no fim da década de 1980 foi presidida pelo hoje deputado federal, marca uma posição incisiva pelo lançamento de dois candidatos ao Senado e contra a reeleição de Eunício Oliveira (MDB).
“André, os tempos nos desafiam, não podemos abrir mão dessa disputa ao Senado correndo risco de termos Eunício Oliveira reeleito por mais 8 anos como senador pelo nosso sofrido estado do Ceará… É imperativo que tenhamos na nossa chapa ao Senado dois candidatos comprometidos com o Ceará e com o Brasil. Acreditamos que André e Cid formam a chapa que o nosso estado precisa… André, é a vez de desbancar o MDB no nosso estado”.
Vejam a nota do PDT.
Carta aberta da Juventude Socialista do PDT Ceará
Caro André Figueiredo, os desafios políticos que se aproximam não nos permitem titubear ou recuar, os últimos anos no nosso país foram de grave turbulência política que desencadeou uma grave crise econômica e de representatividade com nenhum precedente. Sem delongas pedimos que você assuma a missão de ocupar a vaga na disputa ao Senado Federal no pleito que segue.
A missão não é fácil ou cômoda, mas já sabemos que a história sempre desafiou os trabalhistas nesse país. Foi assim desde Getúlio Vargas quando liderou a revolução de 30, quando Brizola se encastelou para impedir um golpe militar em 61, mas também foi assim quando Brizola se candidatou ao Senado em 2002 para garantir palanque majoritário de apoio à Ciro Gomes, por entender a importância desse gesto para o povo carioca e brasileiro.
André, os tempos nos desafiam, não podemos abrir mão dessa disputa ao Senado correndo risco de termos Eunicio Oliveira reeleito por mais 8 anos como senador pelo nosso sofrido estado do Ceará. Pela mão dele não passou só o golpe de estado de 2015, mas também toda a retirada de direitos desses últimos anos, a PEC da morte e a venda do pré-sal brasileiro, que sob sua liderança lutamos para termos seus recursos investidos na educação brasileira.
No auge da crise de representatividade e de desmonte do Estado brasileiro, é imperativo que tenhamos na nossa chapa ao Senado dois candidatos comprometidos com o Ceará e com o Brasil. Acreditamos que André Figueiredo e Cid Gomes formam a chapa de Senado que o nosso estado precisa.
Há quem coloque em cheque esse pedido com o argumento que a juventude sempre é mais utópica e por sua vez ingênua, mas a maturidade da nossa juventude não se apoia na nossa pouca idade, mas sim no programa nacional do partido e no ímpeto sem igual que temos para mudar este país.
André, é a vez de desbancar o MDB no nosso estado, é a vez de irmos para o Senado Federal.
31 de Julho de 2018, Fortaleza

Exagero na interpretação das leis de propaganda política estimula falta de transparência.

Informações importantes deixam de ser divulgadas com a desculpa de que pode haver retaliações da Justiça Eleitoral.


Por Fábio Campos
Fonte-fabiocampos@focus.jor.br

A fúria legisladora e vigilante do Brasil se mete a controlar até a internet, o território mais livre do planeta. Durante os períodos de campanha eleitoral, chegamos ao ponto de criar restrições para a divulgação de atos dos governos no meio virtual, que só acessa quem quer. Claro que não falta gestor esperto para se aproveitar das circunstâncias em que a falta de transparência é praticamente uma imposição. Daí, informações importantes deixam de ser divulgadas com a desculpa de que pode haver retaliações da Justiça Eleitoral.
Reportagem de hoje da Folha mostra que o excesso de zelo e a interpretação restritiva da lei eleitoral está fazendo com que repartições públicas que prestam serviços à população suprimam informações em seus canais de comunicação. Até corporações como o Corpo de Bombeiros deixaram de atualizar seus perfis nas redes sociais e seus sites para não serem enquadrados nas exageradas regras rígidas da Justiça Eleitoral.

ANS revoga resolução sobre franquia e coparticipação em plano de saúde

Em nota, a ANS disse ainda que “se reunirá com as principais instituições públicas que se manifestaram sobre a matéria".





A decisão foi tomada durante a 490ª Reunião Ordinária de Diretoria Colegiada. A ANS “decidiu reabrir as discussões sobre a proposta de regulamentação dos mecanismos financeiros de regulação: coparticipação e franquia em função da apreensão que o tema tem causado na sociedade”. O órgão pretende realizar uma nova audiência pública, ainda sem data marcada, mas nos moldes da realizada nos últimos 24 e 25 deste mês, que tratou da “Política de preços e reajustes na saúde suplementar”.
Em nota, a ANS disse ainda que “se reunirá com as principais instituições públicas que se manifestaram sobre a matéria, com o objetivo de ouvir suas sugestões para a construção de um entendimento uniforme sobre o assunto”. Editada em 27 de junho, a Resolução Normativa 433 entraria em vigor em dezembro, mas este mês (16) foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, decidiu pela suspensão após a OAB entrar com uma medida cautelar.

Com Agência Brasil 
Fonte-Focus.Jor

POLÍTICA - ELEIÇÕES 2018 - TIRE AQUI AS SUAS DÚVIDAS DE QUEM JULGARÁ OS CASOS de propaganda política eleitoral antecipada - VEJA AQUI - CADA CASO.

Quem julgará os casos de propaganda política eleitoral antecipada? Cortez responde.

O §5º do art. 36 da Lei nº 9.504/97 determina a competência para o julgamento de propaganda eleitoral irregular.



Frederico Cortez é advogado, sócio do escritório Cortez&Gonçalves Advogados Associados. Articulista do Focus.jor.
Por Frederico Cortez
Tira-dúvidas jurídico sobre as eleições

Caríssimos e caríssimas leitores do Focus, vários ilícitos eleitorais já foram  respondidos aqui no “Cortez responde”, tais como: propaganda política em jornais e revistasutilização de carro de som na propaganda eleitoraluso de adesivos e bandeiras e as ilegalidades nas redes sociais. Agora vamos saber quem julgará estes casos.
Para estas eleições, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgar os casos de propaganda política eleitoral antecipada realizada por candidato a Presidente e Vice-Presidente da República. Já as representações envolvendo candidatos a Governador, Vice-Governador, Senador da República, Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, será de competência dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE)
Atenção aqui. Tanto faz o candidato ser ocupante ou estar licenciado de cargo eletivo federal, estadual ou municipal, pois o tipo de candidatura que estará concorrendo é que vai determinar o órgão julgador. 
Regra aqui, então lá vai a exceção. Caso o juiz eleitoral não instale o processo de crime eleitoral por propaganda irregular, poderá o partido político entrar com o pedido diretamente no Tribunal Regional Eleitoral. No juridiquês eleitoral, chama-se isso de supressão de instância. Traduzindo para o (a) eleitor (a), se o juiz não cumprir a lei, o seu superior irá cumprir!
Outro detalhe importante. Em lugares com mais de uma zona eleitoral, o TRE escolherá um juiz eleitoral para julgar os casos das transgressões da propaganda eleitoral. O Focus divulgou, na última quinta-feira (26/07), o provimento nº 11/2018 do TRE Ceará que dispõe sobre a rotina relativa ao exercício do poder de polícia nas Eleições Gerais de 2018.
Uma curiosidade para as eleições 2018. No Ceará, os casos de ilicitudes envolvendo propaganda eleitoral, antecipada ou irregular, veiculada pela internet serão apurados pelos Juízos Eleitorais da 1ª, 95ª, 112ª, 113ª e 118ª Zonas de Fortaleza. Aqui, a celeridade nas decisões será importantíssima.
Envie suas perguntas para cortez@focus.jor.br
Fonte-cortez@focus.jor.br

POLÍTICA - ELEIÇÕES 2018 - A primeira pesquisa de intenção de voto no Ceará inscrita na Justiça Eleitoral foi encomenda pelo MDB nacional,

Em pesquisa do MDB, General vira Guilherme e Meirelles não é candidato.

Consulta foi inscrita na Justiça Eleitoral e poderá ser divulgada pelos meios de comunicação.


Por Fábio Campos
Fonte-fabiocampos@focus.jor.br

A primeira pesquisa de intenção de voto no Ceará inscrita na Justiça Eleitoral foi encomenda pelo MDB nacional, que tem o senador Eunício Oliveira como tesoureiro. A julgar por itens do questionário, haverá questionamentos caso os seus resultados sejam divulgados. A IFT.Com Editoração Eletrônica LDTA, empresa de Brasília, foi a contratada para realizar a pesquisa a um custo de R$ 34,967,00 para 2 mil entrevistas.
A pergunta 7 do questionário é a que mais pode levantar desconfianças. É a seguinte: “Pensando agora só na eleição para governador do Ceará. Se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem esses que vou falar em ordem alfabética, em quem você votaria?”
Pela ordem, são expostos aos entrevistados os nomes de Aílton Lopes, Camilo Santana, Guilherme Teófilo e Hélio Gois. Não seria um problema se o nome político do candidato do PSDB tivesse sido corretamente grafado. No caso, General Theóphilo, que é seu batismo político.
O nome “general” é essencial aos planos do PSDB por se relacionar com a área de segurança e, ao mesmo tempo, ser item determinante na trajetória profissional do candidato tucano. É como se uma pesquisa apresentasse Wagner Souza e não “Capitão Wagner”, que é o nome político do deputado.
Na pergunta acerca de eleição presidencial, há apenas um único cenário e este leva em consideração o nome de Lula. Não há outro cenário sem o nome do petista, que deve ser barrado pela Justiça Eleitoral. É praticamente certo que Lula vai aparecer na frente e com folga pelo imenso recall junto ao eleitorado cearense.
Curiosamente, não é mencionado o nome do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, pré-candidato do MDB, partido que encomenda a pesquisa. A pergunta considera somente os nomes de Álvaro Dias, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro, Lula, e Marina Silva. O candidato do NOVO, João Amoedo, além de outros, também não é citado.
Já para o Senado, são pesquisados diversos cenários. Não apenas por ser uma escolha de dois nomes, mas por também considerar diversas candidaturas.

POLÍTICA - ELEIÇÕES 2018 - GLEISI AFIRMA PT NÃO VAI APOIAR EUNÍCIO PARA REELEIÇÃO -VEJA AQUI.

Gleisi Hoffmann afirma que PT não vai apoiar reeleição de Eunício.

A presidente nacional do PT garante que não houve troca de cartas entre Eunício e Lula e muito menos declaração de apoio mútuo.


Por Fábio Campos
Fonte-fabiocampos@focus.jor.br

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, usou o sua conta n Tweeter para desmentir que o ex-presidente Lula, preso em Curitiba, teria enviado carta de apoio à reeleição do senador Eunício Oliveira (MDB). A senadora ainda diz que o jornalista Lauro Jardim, do O Globo, produziu notícia falsa a respeito.
Em seu blog, Jardim publicou a seguinte informação: “Eunício Oliveira e Lula andaram trocando cartas. O senador enviou ao presidiário uma correspondência em que dizia apoiá-lo em sua luta pela liberdade e pedia que não esmorecesse. Lula respondeu que estava firme e disse apoiar Eunício em sua tentativa de reeleger-se senador em outubro. Uma carta dessas de Lula para um emedebista vale um pote de ouro de votos no Nordeste”.
Além de desmentir a existência de uma troca de cartas entre Lula e Eunício, a petista disse ainda que o PT não apoiará a candidatura do presidente do Senado nas eleições do Ceará. A declaração ocorre dois dias depois de o PT do Ceará abrir mão de lançar candidato ao Senado deixando aberta a porta para apoio formal ou informal a Eunício.
Veja o Tweet da presidente do PT


POLÍTICA - ELEIÇÕES 2018 NO CEARÁ - VEJA SÓ - Lia chuta o 15, mas as canelas de Camilo e Eunício são os alvos.

Lia chuta o 15, mas as canelas de Camilo e Eunício são os alvos.

Usual bombeiro que apaga os incêndios nacionais e locais provocados por falas explosivas, Cid vem se mantendo calado.



Em foto de Camila Almeida/OP, Cid, Ivo, Ciro, Lúcio e Lia em ato político realizado em Sobral nas eleições de 2016. Camilo Santana sorri atrás do grupo.
Por Fábio Campos
Fonte-fabiocampos@focus.jor.br

A fala de Lia Ferreira Gomes (PDT) a respeito do 15 (leia aqui), o número do MDB, o número de Eunício Oliveira, mostra bem os humores da família Ferreira Gomes e, portanto, do pedetismo cearense em relação ao senador. Trata-se de campanha aberta e sem subterfúgios contra a reeleição do presidente do Senado, o único nome majoritário a ser lançado pelo 15 no Ceará.
Lia é a única mulher entre cinco irmãos e deve disputar mandato legislativo pela primeira vez. Tem graduação em medicina, mas nunca exerceu a profissão. É de temperamento explosivo, fazendo jus à linhagem que exerce há anos a hegemonia na política do Ceará mesmo sem ter um de seus membros exercendo diretamente o poder administrativo. Não controla o orçamento, mas, digamos, controla o governador que é politicamente bancado pelo grupo.
A fala de Lia pode ser lida como um chute na canela esquerda de Eunício. Mas não é ele o único alvo do pontapé. A canela direita de Camilo Santana sai também bastante machucada. Afinal é o governador o avalista e articulador principal da aliança com o senador do 15.
Parece ser assim que Camilo vai entrar na eleição: sem um grupo político pessoal, dependente do apoio de Cid e família para obter sucesso. Porém, com rédeas curtas. Na política, a aliança com o MDB, seja branca ou não, é sua principal investida. No entanto, constantemente bombardeada. Primeiro, por Ciro. Agora, pela irmã.
Usual bombeiro que apaga os incêndios nacionais e locais provocados por falas explosivas, Cid vem se mantendo calado a respeito dessa situação. Em nenhum momento, desde que Ciro jogou bombas de fragmentação no campo já minado de Eunício, Cid veio a público fazer as leituras amenas das falas. Fato que é bastante significativo.

PREFEITURA DE CAUCAIA OFERECE CURSOS GRATUITOS ATRAVÉS DA CASA BRASIL- VEJA AQUI OS CURSOS.


A Casa Brasil, programa mantido por aqui pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Tecnologia, está com 190 vagas para cursos gratuitos: Técnicas Administrativas Básicas, Barbeiro Avançado, Depilação Avançado, Estética Facial e Cosmético e Maquiagem Básica. Não perca essa oportunidade!
Confira todas as informações: http://bit.ly/2NVgd6V.

Blog Nilson Técnico Bosch.

PREFEITURA DE CAUCAIA INVESTE NA ILUMINAÇÃO DOS CAMPOS PARA TRAZER MAIS LAZER PARA OS CAUCAIENSES.

O mês de julho trouxe muitas novidades para 4 regiões do município com a instalação de novos sistemas de iluminação elétrica. O prefeito Naumi esteve nas localidades apresentando as novidades, que consistem em novos postes e luminárias. As melhorias garantem mais bem-estar e segurança para todos!
Olha por onde as inaugurações passaram:
💡 Campo da comunidade indígena Tapeba
💡 Lagoa do Tronco, no Arianópolis
💡 Campo dos Cobras, no Padre Júlio Maria
💡 Campo do Esplanada do Araturi.

Blog Nilson Técnico Bosch.

PREFEITURA DE CAUCAIA TRABALHA PARA QUE OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA TENHA UM BOM RETORNO AO CHEGAR EM SUAS ESCOLAS.

A #PrefeituraDeCaucaia não parou de trabalhar durante as férias para garantir o melhor retorno para os alunos nesta volta às aulas. As melhorias são muitas!
- Distribuição de cerca de 71 toneladas de merenda escolar;
- Posse de 140 novos professores;
- Distribuição de carteiras, fardas e ventiladores;
- Reformas estruturais das escolas e quadras poliesportivas;
- e muito mais!




Blog Nilson Técnico Bosch. 

segunda-feira, 30 de julho de 2018

PREFEITURA DE CAUCAIA APOIANDO A AGRICULTURA FAMILIAR.

A I Feira da Agricultura Familiar foi um sucesso e uma nova edição já está prevista para o dia 3 de agosto! Os agricultores, produtores e artesãos interessados em participar devem procurar o Banco de Alimentos de Caucaia (rua Acapulco, s/n - Parque Guadalajara) até amanhã. Basta levar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que identifica o produtor familiar e o autoriza a participar das políticas públicas para a agricultura familiar. Participe!
Saiba mais: http://bit.ly/2M5WPnu.

Blog Nilson Técnico Bosch.

PREFEITURA DE CAUCAIA SEU IPTU VALE MAIS SAÚDE PARA A POPULAÇÃO.

Não deixe o pagamento para a última hora: a #PrefeituraDeCaucaiaestá aumentando os investimentos em saúde e conta com o IPTU para isso. Sabe como? Por aqui, 100% de todo todo o dinheiro arrecadado com o imposto é destinado à saúde 😉!
Encerra dia 10 de agosto o prazo para pagamento com desconto de 10%. Confira as outras formas de pagamento: http://bit.ly/2HeCUB7.

Blog Nilson Técnico Bosch.

PREFEITURA DE CAUCAIA RESGATA AS TRADIÇÕES DO ESPORTE A VELA E FAZ O "I Regata de Jangadas de Caucaia - Rejac". - VEJA AQUI.

A manhã ensolarada do último domingo (29) foi animada no litoral caucaiense com a realização da I Regata de Jangadas de Caucaia - Rejac 🌊! Teve disputa acirrada no mar e muita diversão na areia, com atrações culturais e artísticas animando a população. As férias foram encerradas com chave de ouro por aqui 🙂!









Blog Nilson Técnico Bosch.

MBL clama por intervenção no Facebook. VEJA AQUI.

Contraditório, o “liberal” MBL clama por intervenção no Facebook.

Advogados do movimento pedem ao STF que mande o Palácio do Planalto criar regras para retirar das redes sociais o poder de suspender páginas e perfis.



A turma do MBL agora pede socorro ao Estado

Atingido em cheio pela política de combate às notícias falsas do Facebook, o MBL jogou pela janela a bandeira do Estado mínimo e da livre iniciativa. O grupo encaminhou um mandado de junção ao Supremo Tribunal Federal no qual clama à Corte que determine uma intervenção estatal na rede social.
O MBL exige do STF regras para tornar claras e públicas as regras de remoção de conteúdo e retirar a decisão das mãos da empresas que criaram as redes. Segundo a peça redigida pelos advogados do movimento, a falta de regulamentação causa “insegurança jurídica”.
Trata-se de uma reação à decisão do Facebook de suspender 196 páginas e 87 perfis ligadas ao MBL e que integrariam, segundo a empresa, “uma rede coordenada com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”.
"É certo que os direitos constitucionais à liberdade de expressão e da soberania nacional foram profundamente abalados, merecendo melhor regulação a legislação que rege o tema, o que desde já se requer", anotam os advogados.
O texto acrescenta: “O ambiente democrático e a liberdade de expressão estão severamente ameaçados pelas práticas da empresa”. E refere-se a direitos à privacidade, liberdade de expressão e ao Marco Civil da Internet. "É cediço que o ordenamento jurídico brasileiro homenageia e garante o direito à liberdade de expressão e, por corolário, repulsa veementemente a censura", diz o mandado de injunção.
O MBL conta com uma outra frente na sua cruzada contra o Facebook. Na quarta-feira 25, Ailton Benedito, procurador de Goiás, pediu explicações à rede social.Em uma mensagem no Twitter, Benedito afirmou que a empresa promove o "Comando de Caça aos Conservadores (CCC)", referência à milícia que pregava a morte de militantes de esquerda nos anos 1960, o Comando de Caça aos Comunistas.
Fonte-Carta Capital
Blog Nilson Técnico Bosch.

POLÍTICA -ELEIÇÕES 2018 - O senador Antonio Anastasia foi aclamado candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais neste sábado 28.

Sem Aécio, Anastasia é confirmado candidato do PSDB em Minas Gerais

A ausência do senador, réu por corrupção na Lava Jato, foi a notícia da convenção. Tucano ainda não decidiu se disputa eleições deste ano.


Anastasia prefere manter distância do padrinho neste momento
O senador Antonio Anastasia foi aclamado candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais neste sábado 28. Era o esperado. A notícia do evento político, portanto, passou a ser a ausência de seu padrinho político, Aécio Neves.
Pela manhã, antes da convenção do partido, Aécio divulgou uma nota para anunciar que até a próxima semana irá decidir se concorre ou não nas eleições de outubro.
Réu por corrupção e obstrução da Justiça decorrente da delação da JBS, citado por vários outros delatores da Lava Jato, Aécio tornou-se uma pedra no caminho do afilhado. A campanha do governador Fernando Pimentel, do PT, candidato à reeleição, aposta na exposição ao eleitorado da ligação umbilical entre Aécio e Anastasia para desgastar o histórico adversário.
Muitos tucanos, por consequência, defendem que o ex-presidenciável abra mão de disputar as eleições e mantenha-se discreto, distante da campanha, durante a disputa deste ano, uma forma de evitar que Anastasia seja obrigado a passar boa parte do tempo a explicar a relação entre os dois. Aécio cogitaria abrir mão da reeleição no Senado e concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.
Pesquisas locais recentes colocam a ex-presidenta Dilma Rousseff no topo das preferências para o Senado.
Anastasia esquivou-se de comentar a ausência do padrinho durante a convenção. "O senador já divulgou em nota a sua intenção", declarou a jornalistas. O tucano anunciou uma ampla aliança, que inclui PTB, PSD, PSC, PPS, PMN e Solidariedade, o que lhe deve dar o maior tempo no horário eleitoral gratuito de rádio e tevê.
Fonte-Carta Capital
Blog Nilson Técnico Bosch. 



POLÍTICA - ELEIÇÕES 2018 - Entrevista | Wadih Damous

'Quem cometeu crime foi Moro', afirma deputado.

A recusa da Justiça em soltar Lula, diz o deputado Wadih Damous, aprofunda o estado de exceção.




Um dos autores do pedido do habeas corpusdo ex-presidente Lula que tanta celeuma causou, o deputado federal Wadih Damous, do PT do Rio de Janeiro, enfrentou a ira dos meios de comunicação e da força-tarefa da Lava Jato.
Segundo ele, o episódio elimina qualquer dúvida sobre o estado de exceção. Quem negou a existência de um fato novo para justificar o HC, afirma, ou é absolutamente ignorante ou agiu de má-fé. “O desembargador Favreto agiu dentro da lei. Quem cometeu crime foram os outros.”
CartaCapital: O senhor entrou na mira por causa do pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula. Como avalia os acontecimentos daquele domingo?
Wadih Damous: O que aconteceu naquele 8 de julho mostra o estado de anarquia no qual está mergulhado o Poder Judiciário brasileiro. Houve por parte do juiz Sergio Moro, que não tinha mais jurisdição sobre o caso e estava de férias, a incitação a um crime, à desobediência de uma ordem judicial de um superior hierárquico do ponto de vista jurisdicional. Isso mostra a profundidade do estado de exceção em que o País está mergulhado. E mostra também que o Moro, que se comporta mais como capitão do mato do que como juiz, não tem isenção e imparcialidade para continuar a conduzir processos que envolvem o ex-presidente Lula. Isso era claro antes e se tornou nítido após os acontecimentos daquele domingo.
CC: Atropelou-se uma decisão correta, é isso?
WD: Faço um paralelo. As primeiras medidas de toda ditadura são prender opositores e extinguir o habeas corpus. O HC é uma conquista da civilização. Seu atropelo sempre foi à força, coisa de ditadores. No Brasil atual, quem assumiu, porém, esse papel foi o Poder Judiciário e o Ministério Público. São eles que pisoteiam o habeas corpus, algo muito grave. Isso tem de ser enfrentado sem medo e da maneira que a democracia exige. Se de um lado eles investem na exceção, do outro temos a Constituição.
CC: Sem a pressão da mídia, o desfecho teria sido diferente?
WD: A mídia é responsável por muitos dos males no Brasil. Ela tem uma vocação golpista, vide 1961, 1964, 2016... É oligopolizada, antidemocrática e precisa de regulação. Foi um erro dos governos do PT não ter enfrentado essa questão. Credito aos meios de comunicação grande parte dos efeitos deletérios da desconstrução da nossa democracia e do crescimento do fascismo, incentivado em particular pelas Organizações Globo.
CC: E quanto à argumentação da ausência de fatos novos para justificar o pedido de libertação do ex-presidente?
WD: Antigamente dizia-se que o Brasil tinha 100 milhões de técnicos de futebol. Agora temos 100 milhões de juristas. Ou são absolutamente ignorantes ou agem por má-fé. Havia processualmente um fato novo, a pré-candidatura do ex-presidente Lula. A condição de pré-candidato ainda não havia sido controvertida no Poder Judiciário.
Ele tem sido impedido de dar entrevista na condição de pré-candidato, quebrando o princípio da igualdade entre os postulantes a um cargo público. E o desembargador Rogério Favreto não atropelou coisíssima nenhuma a decisão de um colegiado, pois a fundamentação do habeas corpus era diferente daquela apresentada ao Supremo Tribunal Federal.
CC: De que maneira?
WD: O mesmo juiz pode, em relação a um determinado acusado, negar uma ordem de habeas corpus por conta de um motivo e no dia seguinte conceder a ordem em decorrência de outra causa. Em que diferia do anterior o motivo apresentado naquele pedido analisado pelo desembargador Favreto? A prisão em segunda instância, do jeito que tem sido interpretada, precisa ser motivada.
Ela não é automática. Esse argumento também não havia sido apreciado pelo Poder Judiciário. Ou seja, tratou-se de um festival de mentiras, de imposturas, coordenado pela mídia e repetido por integrantes do Ministério Público, a começar pela procuradora-geral, Raquel Dodge, e pela plantonista do Superior Tribunal de Justiça, Laurita Vaz.
CC: Como o senhor avalia a atuação do STF em todo esse processo?
WD: O Supremo, pela ação ou omissão de sua atual presidente, Carmén Lúcia, é o grande responsável pelo estado de anarquia em que o Poder Judiciário está mergulhado. Essa questão deveria ter sido resolvida há muito tempo. O STF falhou ao não impor limites aos abusos da Lava Jato.
Ocorre que o tribunal está rachado. A primeira turma julga de uma maneira, a segunda, de outra, diametralmente oposta em relação a estes temas em debate no cenário político-judicial. No caso da ministra Cármen Lúcia, a cadeira que ela ocupa parece maior do que ela. Se o Lula desistisse das eleições, seria solto no dia seguinte. É esta a impressão. Mas ele jamais o fará. O ex-presidente não trocará a dignidade, o direito de concorrer em outubro, pela liberdade.
CC: O senhor ainda acredita na possibilidade de Lula ser solto antes das eleições?
WD: Vamos estudar algumas medidas. Lutamos em todas as trincheiras e a judicial é só mais uma. Por mais que o sistema de justiça esteja comprometido com a exceção, existem brechas que nos permitem lutar.
CC: O desembargador Favreto tornou-se o bode expiatório?
WD: Há essa tentativa, mas quem cometeu crime neste episódio foi o senhor Moro. Ao voltar os holofotes para o desembargador Favreto, o objetivo é usá-lo como exemplo para qualquer juiz “dissidente”, qualquer integrante do Poder Judiciário que resolva respeitar a lei e a constituição. Foi exatamente o que fez o desembargador. Quem rasgou a Constituição foram os outros.
CC: Será possível, de alguma maneira, garantir que o ex-presidente Lula, como candidato, possa atender aos pedidos de entrevistas dos meios de comunicação?
WD: Esse é um direito de mão dupla. Tanto quanto o ex-presidente, os meios de comunicação podem reivindicar a realização das entrevistas. A mídia, se assim desejar, pode acionar o Poder Judiciário para exercer esse direito. É constitucional, de liberdade de expressão. O cidadão preso só perde o direito de ir e vir. Ele continua a poder expressar livremente a sua opinião. O ex-presidente não está com os direitos políticos cassados. Volta e meia, presidiários concedem entrevistas. O Eduardo Cunha, a Suzane Richthofen, o Nem são alguns exemplos. Por que o Lula não pode ser entrevistado?
Fonte-Carta Capital.
Blog Nilson Técnico Bosch.