Usina que transforma lixo de Fortaleza em energia será inaugurada na próxima segunda-feira.
A GNR Fortaleza fica no Aterro Sanitário de Caucaia, para onde vai o lixo da Capital.
Da Redação
focus@focus.jor.br
A Gás Natural Renovável Fortaleza (GNR Fortaleza) será inaugurada na próxima segunda-feira, 16, às 9h, no Aterro Sanitário de Caucaia. O equipamento, que já opera em fase de teste, conforme antecipado pelo Focus.jor, vai transformar o lixo de Fortaleza em energia. É a primeira usina do tipo no Norte/Nordeste.
Inicialmente, serão produzidos cerca de 84 mil m³ de biometano por dia. Futuramente, com ampliação prevista, a capacidade será de 150 mil m³, o equivalente a 30% da demanda por gás do Ceará, se posicionando como a maior do País. Com a usina, será possível evitar que mais de 520 mil toneladas de gás carbônico sejam lançados na atmosfera anualmente.
O combustível produzido na usina será distribuído pela rede da Cegás, que na fase de teste leva o biometano até a fábrica de cerâmica da Cerbras.
O empreendimento é da Marquise Ambiental com Ecometano Empreendimentos.
Processo
A usina capta o biogás produzido no aterro em 230 poços de gás. Na sequência, este gás é encaminhado para a planta de purificação, onde é transformado em biometano, combustível totalmente compatível com o gás natural fóssil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário