quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024
terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
Road Show Sul: tudo para você curtir o Ceará, confira;
A iniciativa é uma excelente oportunidade para os agentes e operadores de turismo dessas cidades conhecerem as belezas naturais, a cultura rica e a hospitalidade do povo cearense. Além disso, diversos representantes dos hotéis associados estarão disponíveis para fornecer informações detalhadas sobre as opções de hospedagem, atividades turísticas e experiências únicas que o Ceará tem a oferecer. Com essa ação, a expectativa é que mais pessoas se sintam inspiradas a explorar e desfrutar de tudo o que o Ceará tem de melhor.
Participarão da ação os hotéis: Acqua Beach Park Resort, Carmel Cumbuco Resort, Coliseum Beach Resort, Crocobeach Hotel, Holiday Inn Fortaleza, Hotel Diogo, Hotel Ibis Budget Fortaleza Praia de Iracema, Hotel Ibis Fortaleza Centro de Eventos, Hotel Ibis Fortaleza Praia de Iracema, Hotel Parque das Fontes, Hotel Praia Centro, Magna Praia Hotel, Mercure Fortaleza Meireles, Oásis Atlântico Hotels & Resorts, Oceani Beach Park Hotel, Pauli Boutique Hotel, Suites Beach Park Resort, The Coral Beach Resort by Atlântica, Varandas Beach Hotel, Vila Galé Fortaleza e Villa Mayor Charm Hotel.
Para o presidente da ABIH-CE, Régis Medeiros, em um mercado cada vez mais competitivo, a valorização e capacitação dos agentes de viagens são essenciais para fortalecer a promoção dos destinos turísticos, como é o caso do Ceará. A parceria entre os agentes de viagens e os hotéis, aliada a estratégias de marketing inovadoras e a oferta de experiências turísticas únicas, são fatores-chave para posicionar o Ceará de forma ainda mais atrativa no mercado nacional.
Fonte- Imprensa ABIH-CE -blogrobertomoreira.com
Blog Nilson Técnico Bosch Informa;
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
Deputado Felipe Mota terá apoio de Ciro e Roberto Cláudio, para ser candidato em Caucaia, confira;
Blog Nilson Técnico Bosch Informa
Tribunal de Justiça suspende liminar que evitava cassação de vereador de Baturité, confira;
Em decisão liminar, o desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, Francisco Luciano Lima Rodrigues, suspendeu os efeitos de uma liminar que o vereador Bambam (PL) havia conseguido no 1º grau. Com a suspensão, o vereador volta perder a cadeira na Casa Legislativa.
No mês de dezembro de 2023, o vereador foi cassado por 10 votos, ou seja, a unanimidade dos presentes.
O advogado da CPI, Yury Gagary, que instrumentou o processo de cassação do vereador, narrou ao blog que “a decisão do magistrado do Tribunal de Justiça conferiu justiça e assertividade ao presente caso, uma vez que a liminar que garantiu o retorno do vereador foi proferida por juízo incompetente, e o plenário da Casa Legislativa entendeu que os atos do vereador cassado foram incompatíveis com a dignidade e o decoro da Câmara Municipal de Baturité”.
Presidente da Câmara de Baturité, Luciano Furtado, destacou o trabalho da Procuradoria da Casa, e complementou: a decisão é um indicativo que o Procedimento Administrativo obedeceu aos ditames do devido processo legal, sendo garantindo em todos os seus atos o livre exercício ao contraditório e ampla defesa.
Fonte- blogrobertomoreira.com
Blog Nilson Técnico Bosch Informa
Desigualdade gritante: Brasil tem 266 mil milionários e 130 milhões de famintos, confira;
Inovar e integrar novas tecnologias aos negócios são passos determinantes para um enriquecimento sustentável. A adoção de tecnologias avançadas em operações e gerenciamento amplia a eficiência e fortalece a posição competitiva das empresas. Nesse contexto, o empreendedorismo digital e as startups despontam como campos férteis para quem aspira a uma trajetória de sucesso no mundo dos negócios.
Na outra ponta, cerca de 130 milhões de brasileiros não se alimentam ou buscam alternativas para fazer refeição.
O Relatório "O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI)", publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mostra uma piora dos casos de insegurança alimentar no Brasil.
O mais grave é que o capitalismo está promovendo uma escalada de concentração de renda. Dos 214 milhões de habitantes, mais da metade está no grau de dificuldades para fazer uma refeição por dia. O Brasil precisa acelerar o crescimento, ofertando educação, ensino profissionalizante e geração de empregos.
Fonte- blogrobertomoreira.com
Blog Nilson Técnico Bosch Informa
Caso Fortaleza: Domingos Neto protocola proposta que endurece pena contra torcedores violentos, confira;
“A necessidade de revisão da legislação se fez ainda mais evidente após o lamentável ataque em que o ônibus do Fortaleza foi apedrejado, resultando em seis jogadores feridos”, destaca Domingos Neto.
O projeto propõe aumentar a pena para quem promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir locais restritos aos competidores ou árbitros durante eventos esportivos, estabelecendo reclusão de um a dois anos, além de multa. A medida prevê penalidades para quem portar instrumentos que possam ser utilizados para a prática de violência.
Além disso, o PL sugere que a pena de reclusão possa ser convertida em proibição de comparecimento às proximidades da arena esportiva e a qualquer local em que se realize evento esportivo, por um período de um a quatro anos, dependendo da gravidade da conduta. Esta pena restritiva pode ser convertida em privativa de liberdade se o infrator descumprir a restrição.
A proposta, também, inclui alterações no Código Penal, especificamente no artigo 137, relacionado à participação em rixas, com penas mais severas quando o crime ocorrer em contexto esportivo.
O deputado Domingos Neto enfatiza que a aprovação deste projeto é crucial para a promoção de um ambiente esportivo mais civilizado e seguro. A iniciativa recebeu apoio de diversos setores, refletindo um crescente consenso sobre a necessidade de ações firmes contra a violência no esporte. Com a implementação dessas medidas, espera-se que eventos esportivos possam voltar a ser espaços de alegria e união, livres da sombra da violência.
Fonte- blogrobertomoreira.com
Blog Nilson Técnico Bosch Informa
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Deputado Felipe Mota, candidato a prefeito em Caucaia? confira;
Blog Nilson Técnico Bosch Informa;
Senado Federal aprova fim das saídas temporárias de detentos, confira;
Como funciona a saída temporária
- visita à família;
- frequência a curso supletivo profissionalizante, bem como de instrução do 2º grau ou superior;
- participação em atividades que concorram para o retorno ao convívio social.
- Ainda segundo a legislação, para ter direito ao benefício, o preso precisa ter cumprido no mínimo 1/6 (um sexto) da pena, se for primário, e 1/4 (um quarto), se for reincidente, e apresentar “comportamento adequado”.
O condenado que cumpre pena por praticar “crime hediondo com resultado morte” não tem direito à saída.
Regras atuais da "saidinha"
Antes de sair, o preso deve fornecer às autoridades o endereço onde poderá ser encontrado – normalmente, a casa de algum familiar. Ele precisará se manter na residência informada durante os períodos noturnos e estará proibido de frequentar bares, casas noturnas e “estabelecimentos congêneres”.
O que muda com o projeto
O PL 2.253/2022 revoga o artigo citado acima e determina novas regras para a saída temporária. Inicialmente, o texto acabaria com o benefício. Relator, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), no entanto, acatou uma emenda feita pelo senador Sergio Moro (União-PR) que mantém o benefício a presos inscritos em cursos profissionalizantes ou nos ensinos médio e superior.
Outros tópicos da proposta
O PL 2.253/2022 trata também de outros temas. Um deles é a realização de exame criminológico para a progressão de regime de condenados. De acordo com o texto, um apenado só terá direito ao benefício se “ostentar boa conduta carcerária, comprovada pelo diretor do estabelecimento, e pelos resultados do exame criminológico”. O teste deve avaliar, por exemplo, se o preso é capaz se ajustar ao novo regime “com autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade”.
O projeto ainda estabelece regras para a monitoração de presos, propondo que o juiz determine a fiscalização eletrônica para:
- aplicar pena privativa de liberdade a ser cumprida nos regimes aberto ou semiaberto ou conceder progressão para tais regimes;
- aplicar pena restritiva de direitos que estabeleça limitação de frequência a lugares específicos;
- conceder o livramento condicional.
Morte de sargento em MG
O debate sobre a saída temporária voltou a ganhar força após a morte do sargento Roger Dias da Cunha, da Polícia Militar de Minas Gerais. Ele foi baleado na cabeça no dia 5 de janeiro, após uma abordagem a dois suspeitos pelo furto de um veículo em Belo Horizonte. O autor dos disparos era um beneficiado pela “saidinha” que deveria ter voltado à penitenciária em 23 de dezembro e era considerado foragido da Justiça.
Números da saída temporária
De acordo com dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça, de janeiro a junho de 2023, 120.244 presos tiveram acesso à saída temporária em todo o país. Desses, 7.630 não retornaram, se atrasaram na volta à unidade prisional ou cometeram uma falta no período da saída, o que representa uma parcela de 6,3% do total de beneficiados.
Segundo levantamento do G1, 52 mil presos foram liberados para a mais recente “saidinha” de Natal, sendo que 49 mil retornaram (ou 95%). Outros 2,6 mil (ou 5%) não voltaram e são considerados foragidos.
Entre eles estão, inclusive, chefes de facções criminosas do Rio de Janeiro, como Saulo Cristiano Oliveira Dias, o SL, e Paulo Sérgio Gomes da Silva, o Bin Laden.
MPF defende “saidinha”
Após a aprovação do projeto de lei na comissão do Senado, o Ministério Público Federal (MPF) emitiu um comunicado, de autoria do Grupo de Trabalho de Defesa da Cidadania, manifestando-se contrário à proposta, que seria “flagrantemente inconstitucional”.
O grupo destaca que o juiz segue uma série de regras específicas para a concessão das saídas temporárias “a partir de minuciosa avaliação de cada caso” e ressalta que pessoas condenadas por crimes hediondos que resultaram em morte, por exemplo, não recebem o benefício, que é automaticamente revogado quando o preso beneficiado pratica algum fato doloso, é punido com falta grave ou não atende às condições impostas pela legislação.
“As chamadas saidinhas são importante instrumento de ressocialização e reconstrução dos laços sociais, fortalecendo os vínculos familiares e contribuindo para o processo de reintegração social da pessoa em privação de liberdade”, diz o comunicado.
"Os discursos populistas que associam as ‘saidinhas’ ao aumento da criminalidade violenta carecem de embasamento em dados da realidade e ignoram sua relevância para o sistema de progressão de regime necessário à reintegração social das pessoas em privação de liberdade, o que segundo a lei é a principal função da pena de prisão
“Assim, em vez de buscar retrocessos, entendemos que o debate e as iniciativas em torno do sistema prisional seriam mais proveitosos se pautados pelos reais problemas que enfrentamos em todo o país, onde as prisões se encontram em um “estado de coisas inconstitucional” como já apontou o Superior Tribunal Federal (STF)”, finaliza a nota.
Fonte- blogrobertomoreira.com
Blog Nilson Técnico Bosch Informa;
Governo do Ceará inicia formação de 1.393 novos profissionais da Segurança Pública, confira;
Esta quarta-feira (21) é um marco importante para 1.393 aprovados nos últimos concursos públicos da Segurança Pública do Ceará. Os profissionais iniciaram os cursos de formação, com aula inaugural realizada pelo Governo do Estado, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Em breve, o efetivo estará a serviço da população cearense. A solenidade contou com as presenças do governador Elmano de Freitas, da cúpula da Segurança Pública e outras autoridades.
O momento é de realização para Felipe Wollase, de 25 anos, que agora é soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE). “É um sonho que eu cultivo desde o ano de 2018, e estou podendo realizar agora, no ano de 2024. Estou muito feliz, com muita expectativa de aprender. Para mim, é muito gratificante atuar em uma área como a segurança pública, respeitando os direitos humanos, em prol da população cearense, respeitando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, citou.
Felipe receberá capacitação teórico-prática com a carga horária de 1400 horas-aula e duração de seis meses
Os cursos são promovidos pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE), contemplando formação de novos tenentes e soldados da PMCE e profissionais da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Ao todo, participam dos cursos 1.310 policiais militares e 83 servidores da Pefoce.
Ao dar as boas-vindas, o governador Elmano de Freitas destacou o compromisso com os investimentos na Segurança Pública, afirmando que mais profissionais serão convocados para reforçar o efetivo. “Nós selecionamos os melhores profissionais para entrar na Polícia Militar do Ceará e na Perícia Forense. Foi o esforço pessoal de cada um, da família, e um esforço de Estado. Hoje, inicia a jornada do servir ao povo cearense, ao Nordeste e ao povo brasileiro. Todos foram convocados e convocadas para enfrentar grupos multinacionais de tráfico de drogas, roubos de cargas, e que querem desorganizar a sociedade brasileira. Estão sendo chamados para enfrentar, e junto com o Estado brasileiro, derrotar organizações criminosas que atuam no mundo”, afirmou.
Segundo o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, os novos agentes atuarão prioritariamente em Fortaleza e Região Metropolitana. O secretário também pontuou outras recentes iniciativas para fortalecer o Sistema de Segurança Pública.
“A lei que reformulou o Sistema de Inteligência vai ser um ganho para a Segurança Pública. Ou seja, teremos profissionais da área de inteligência em todas as regiões do Ceará. As informações vão fluir com mais rapidez para completar as ações da Polícia Militar, da Perícia Forense mas, principalmente, da Polícia Civil. Em breve também teremos a rerstruturação da Polícia Civil. Nisso, dentre várias mudanças, criaremos o Departamento de Combate ao Crime Organizado”, garantiu.
O coronel e comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo, falou da determinação do Estado para valorizar os agentes desde o primeiro momento. Ele citou a alteração na Lei Estadual Nº 13.729, que definiu que os aprovados no concurso da PMCE já iniciarão o curso como militares. Esta é a segunda turma nesse novo modelo de formação.
“São quase 1400 policiais entre alunos, soldados e cadetes, com tempo de formação diferenciada. A de soldado tem seis meses, mas com três meses já pode ser empregado em estágio na rua. Os alunos oficiais, os cadetes, com formação de dois anos, mas também podem ser empregados nos próximos três ou quatro meses. É um ganho para a Polícia Militar”, explicou.
Isabelle Trajano, 24, que sempre almejou ingressar na Corporação, agora participa do curso de formação de oficiais. “As minhas expectativas estão sendo as melhores possíveis porque eu esperei muito por esse momento, foi um caminho muito longo para chegar até aqui. Não foi fácil e agora o meu coração está muito esperançoso para viver esse momento e o que vier”, disse Isabelle.
A formação de Isabelle Trajano tem duração de quatro semestres letivos com carga horária de 4.742 horas-aula
O perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, ressaltou que os novos profissionais representam incremento de 14% de servidores. “O reforço é em áreas estratégicas como balística e informática. São setores que estão diretamente ligados à investigação da Polícia Civil, na qual fornecemos informações estratégicas para trazer a autoria dos crimes. Teremos uma presença maior da Perícia nos locais de crime, onde a Pefoce precisa estar recolhendo os indícios que estão presentes na cena, e o processo de amostras”, detalhou.
Com isso, a polícia científica vai ter à disposição a expertise de profissionais de diversas áreas, entre eles a cearense Paula Aragão, 36, graduada em Química; a gaúcha Rafaela de Andrade, 27, também graduada em Química; e a mineira Hayane Cássia Souza, 30, formada em Tecnologia da Informação. As três atuarão como peritas criminais.
“É uma grande responsabilidade que pretendo cumprir com muito trabalho. Eu fico muito feliz de poder usar dessa minha capacidade analítica para servir à população, especialmente a do meu próprio estado”, destacou Paula Aragão. “Estou extremamente empolgada. Conheci o Ceará quando vim fazer a prova, era um sonho para mim atuar na Pefoce e me mudar para cá”, complementou.
Ao todo, a formação tem 540 horas-aula, sendo 432 horas-aula na modalidade presencial e 108 horas-aula na modalidade EaD
O diretor da Aesp, Leonardo Barreto, falou sobre a estratégia de formação contínua para aprimorar a atuação das forças de segurança do Estado. “Ano passado, conseguimos qualificar mais de 9 mil profissionais da Segurança pública do Ceará, com 370 turmas, alcançando diretamente profissionais em 102 municípios do estado. Este ano já temos a missão de qualificar, de início, aproximadamente dois mil alunos da Polícia Civil, Polícia Militar e Perícia Forense”, concluiu.
Saiba mais sobre os cursos
Formação de novos tenentes
Duração de quatro semestres letivos com carga horária de 4.742 horas-aula;
A capacitação segue uma matriz curricular com instruções teóricas e práticas de técnica policial militar, policiamento ostensivo geral, polícia comunitária, planejamento operacional, inteligência em segurança pública, tiro policial defensivo, defesa pessoal, gestão da qualidade, gerenciamento de crises, elaboração e gestão de projetos, conhecimentos da área jurídica e de diversas modalidades de policiamento.
Os oficiais das corporações militares desempenham funções de comando e gestão direta com a tropa e gerenciamento dos recursos humanos e logísticos da corporação.
Curso de Formação de Soldados
Carga horária de 1400 horas-aula e duração de seis meses.
As aulas acontecerão simultaneamente na sede da Aesp, no Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação do Ceará (FormaCE) e em batalhões da Região Metropolitana de Fortaleza.
Conta com disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, abordando assuntos como: atendimento pré-hospitalar, atuação do profissional de segurança pública frente aos grupos vulneráveis, direitos humanos, dentre outros.
Curso de Formação para profissionais da Pefoce
Contará com 432 horas-aula de disciplinas integradas e específicas, na modalidade presencial, e 108 horas-aula de disciplinas da área jurídica, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), totalizando 540 horas-aula. O Curso tem previsão de término no dia 12 de maio de 2024.
Fonte- blogrobertomoreira.com
Blog Nilson Técnico Bosch Informa;
terça-feira, 20 de fevereiro de 2024
Governo federal lança mobilização contra dengue nas escolas, confira;
Na ocasião, haverá um ponto de multivacinação para reforçar a importância da atualização da caderneta com todas as vacinas recomendadas no calendário nacional. As iniciativas são parte do Programa Saúde na Escola, retomado pelo governo federal como eixo fundamental entre educação e saúde, focando na prevenção e conscientização de crianças e adolescentes.
Serviço
Mobilização nacional para combate ao mosquito da dengue nas escolas
Data: 21 de fevereiro de 2024 (quarta-feira)
Horário: 9h30 (horário de Brasília)
Local: Escola Classe Juscelino Kubitschek
Endereço: Quadra 500, Área Especial 1, Trecho 1, Sol Nascente, Ceilândia, Brasília (DF)
Transmissão ao vivo: YouTube do MEC e YouTube do MS
Fonte- blogrobertomoreira.com
Blog Nilson Técnico Bosch Informa
terça-feira, 6 de fevereiro de 2024
segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024
Com filiação do grupo de Cid Gomes, PSB passa a governar 61 prefeituras, e se torna o maior partido no Ceará, confira;
Legenda alcança mais de 30% dos municípios, após evento no domingo (4).
O PSB Ceará passou a controlar 61 prefeituras, neste domingo (4), logo após o evento de filiação de diversas autoridades políticas ligadas ao grupo liderado pelo senador Cid Gomes. As informações foram divulgadas pelo partido.
Ao todo, aderiram à legenda 40 prefeitos - 34 anunciados no evento promovido pelo partido e outros seis confirmados pela assessoria de imprensa horas depois. Outros 21 já estavam na sigla anteriormente, alcançando o número de 61 gestores nos 184 municípios do Estado, se tornando o maior partido do Ceará no controle de prefeituras.
Na contagem apresentada pelo partido, há mudanças que ainda podem alterar o tamanho da legenda, como em Pacatuba em que Rafael Marques está no comando do município de maneira interina; e em Santa Quitéria, que o prefeito Braguinha, filiado ao PSB, está afastado do cargo.
Além de prefeitos do interior e de Cid Gomes - que foi eleito governador em 2006 pelo próprio PSB e agora retorna à sigla - chegou ao partido Izolda Cela, atual secretária-executiva do Ministério da Educação. É esperada ainda a filiação de deputados federais e estaduais nos próximos meses.
VEJA TAMBÉM
A maioria dos prefeitos estava em legendas como o PDT, que rompeu com o PT nas eleições de 2022 após o impasse na candidatura para o Governo do Ceará. No evento deste domingo, dentre outras autoridades, estiveram presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), o presidente estadual da sigla pessebista, Eudoro Santana e o filho, o ministro da Educação Camilo Santana (PT) e a vice-governadora do Estado, Jade Romero (MDB).
"Demos um passo mais a frente ao conseguir trazer de volta o companheiro Cid Gomes, essa grande liderança do Ceará, que vem acompanhado do seu grupo. Hoje, foram cerca de 40 prefeitos, amanhã, serão deputados estaduais e, depois, deputados federais", comentou Eudoro Santana.
VEJA A LISTA COMPLETA DE PREFEITOS FILIADOS AO PSB CEARÁ, EM ORDEM ALFABÉTICA:
- Adail Melo, de Groairas
- Adil Júnior, de Quixelô
- Alex Nunes, de Tianguá
- Ana Flávia, de Acaraú
- Átila Câmara, de Maranguape
- Beim, de Paracuru
- Betinha, de Camocim
- Bismarck, de Piquet Carneiro
- Braguinha (prefeito afastado de Santa Quitéria)
- Bruno Figueiredo, Pacajus
- Canarinho, de Mucambo
- Canarinho, de Mucambo
- Cirilo Pimenta, de Quixeramobim
- Davi Benevides, de Redenção
- David Campos, de Palmácia
- Dedé, de Pindoretama
- Dodo de Neoclides, de Salitre
- Dr Bernardo, de Tururu
- Dr. Lorim, de Missão Velha
- Dra. Lívia, de Pires Ferreira
- Edilberto, de Acarape
- Edinardo, de Forquilha
- Edinho Nobre, de Banabuiú
- Edmilson Leite, de Caririaçu
- Edson Riva, de Jucás
- Elizeu Monteiro, de Itarema
- Elmo Monte, de Varjota
- Emanuelle Martins, Ererê
- Frank Gomes, Itaiçaba
- Gildecarlos, de Dep. Irapuan Pinheiro
- Gislaine Landim, de Brejo Santo
- Helton Luís, de Frecheirinha
- Iris Martins, de Hidrolândia
- Ivo Gomes, de Sobral
- Izabella Fernandes, de Guaiuba
- João Bosco, de Pentecoste
- Joãozinho de Titico, de Cedro
- Joaquim do Quinca, de Alcântaras
- Jonas Muniz, de Cruz
- José Carneiro, Boa Viagem
- Lacerda, de Icapuí
- Liborio, de Assaré
- Marcão, de Ibiapina
- Marcelo Mota, de Tamboril
- Maurício Pinheiro, de Senador Pompeu
- Milhã - Alan Macêdo, de
- Nenen Coelho, de Novo Oriente
- Netim Morais, de Bela Cruz
- Neto Estevam, Pereiro
- Nezinho Farias, de Horizonte
- Pedro Humberto, de Reriutaba
- Rafael Marques (prefeito em exercício de Pacatuba)
- Raimundo Filho, de Pacujá
- Ravenna, de Catunda
- Robério Rufino, de Ipu
- Robert Viana, de Mulungu
- Roger Aguiar, de Marco
- Savio Gurgel, Russas
- Simone Tavares, de Caridade
- Telvânia Braz, de Paramoti
- Vitor Valim, de Caucaia