Legenda: Em 2020, quando era deputado estadual, André Fernandes chegou a ser suspenso por 30 dias das atividades parlamentares por quebra de decoro
Escrito por Alessandra Castro
Além deles, outros seis deputados também são alvos de processos abertos no Conselho de Ética.
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados abriu, nesta quarta-feira (30), processo para apurar a conduta do cearense André Fernandes (PL) e de outros seis deputados.
A instauração atende à representação apresentada pelo PT contra o deputado federal por racismo, que teria sido cometido durante um debate sobre a Reforma Tributária no plenário da Câmara. Na ocasião, ele teria falado, em um "tom jocoso", que "a raça devia ser de 'boi'", conforme aponta a representação.
"Nesse texto que chegou ontem, já ali à noite, quando tratava de 'gênero', na verdade, era 'gênero alimentício'. Senhor Presidente, na mesma linha também tinha 'raça'. Se o gênero era alimentício, então a raça deve ser de boi", disse, no dia 6 de julho, ao se referir a um trecho do texto da reforma que tratava sobre racialização e desigualdade social.
Na época, a deputada federal Jack Rocha (PT-ES) pediu questão de ordem, que foi atendida.
Com a abertura nesta quarta, um relator será definido para emitir um parecer preliminar para verificar se há indícios suficientes para prosseguir com a investigação ou se o processo deve ser arquivado. Os deputados Chico Alencar (Psol-RJ), Gutemberg Reis (MDB-RJ) e Bruno Ganem (Podemos-SP) foram sorteados para uma possível relatoria.
Além dele, processos para apurar a conduta dos deputados Marcon (PT-RS), Glauber Braga (Psol-RJ), Abilio Brunini (PL-MT), Ricardo Salles (PL-SP), Zucco (Republicanos-RS) e Sâmia Bomfim (Psol-SP) também foram abertos pelo colegiado.
A reportagem procurou a assessoria do deputado André Fernandes, mas ele não quis se manifestar no momento.
Em 2020, quando ainda era deputado estadual, André Fernandes chegou a ser suspenso por 30 dias da Assembleia Legislativa do Ceará por quebra de decoro parlamentar.
Fonte- diariodonordeste.verdesmares.com.br
Blog Nilson Técnico Bosch Informa;
Nenhum comentário:
Postar um comentário