O deputado federal Eunício Oliveira (MDB) apresentou, nesta terça-feira (11), um projeto de lei que institui condições especiais para agricultores e microempreendedores individuais (MEIs) renegociaram as dívidas contraídas até o dia 31 de dezembro de 2019.
Eunício antecipou que conversou com o presidente da Câmara, Artur Lira (PP), para o projeto tramitar em regime de urgência. O emedebista disse, ainda, que pediu audiência ao presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, para conversar sobre a inadimplência de empreendedores individuais e produtores rurais.
LEI EUNÍCIO OLIVEIRA
A proposta altera a Lei nº 11.322, de 2006, conhecida como ‘Lei Eunício Oliveira’, que beneficiou milhares de agricultores com regras que os permitiram pagar os débitos dos empréstimos contratados junto aos bancos públicos.
A medida representou alívio para quem tinha receio de perder propriedades por conta da cobrança das instituições financeiras. O projeto estabelece que a repactuação das dívidas, ou seja, a renegociação, deverá ser feita até o dia 31 de dezembro de 2023.
BENEFÍCIO PARA MEIs
O novo projeto de lei estende aos microempreendedores individuais as regras de renegociação dos débitos. O segmento, assim como os pequenos e médios produtores rurais, foi atingido duramente pela crise econômica agravada com a pandemia da Covid-19 nos anos de 2020, 2021 e 2022. Eunício argumenta ser essencial incluir os MEIs no conjunto de beneficiários dos critérios adequados de repactuação das dívidas.
Fonte- cearaagora.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário