Ao todo, 11 espigões serão construídos ao longo de oito quilômetros da orla de Caucaia. O intuito é conter o avanço do mar na região da praia do Icaraí.
A construção do primeiro espigão da praia do Icaraí, em Caucaia, já está quase finalizada. O espigão já conta com 313 metros (m), representando pelo menos 75% dos 431 m planejados para a sua totalidade até esta segunda-feira, 20. Depois dele, mais dois espigões devem ser construídos no Icaraí. Quem passa pela praia já nota a diferença na faixa de areia e na presença de banhistas.
“A gente está numa época de maré calma, não está forte. Mas independente da maré, a gente já nota que estão se formando uns bancos de areia próximos aos espigões. Isso já atrai mais banhistas”, relata Natália de Sousa, dona da barraca Litorânea e presidente da Associação dos Barraqueiros da Praia do Icaraí.
Durante a tarde, a barraqueira conta que moradores dos prédios da orla, famílias e estudantes das escolas municipais próximas à praia passeiam pelo espaço que se tinha se tornado menos atrativo com o avanço do mar na última década. O movimento já influencia na quantidade de clientes na barraca em que Natália trabalha.
Na última sexta-feira, 17, era possível observar banhistas na faixa de areia da praia jogando bola, tomando banho de mar e contemplando a vista. O casal Ednardo Conrado, 55, e Nelma de Sousa, 49, não ia ao local há dois meses e ficou surpreso com as mudanças na praia.
“No começo do ano, realmente a gente via que o mar era super avançado. Agora a gente se surpreendeu porque viu essa praiazinha aqui”, diz Ednardo. “Aqui até economicamente vai ser muito bom, revitalizar, voltar os restaurantes que tinham antigamente.” Os dois visitavam a irmã de Nelma, que comprou um apartamento no Icaraí recentemente.
“Quando a gente soube que eles vinham pra cá, ficou todo mundo apreensivo, pensando se é um investimento que não vai valer a pena. Mas pode ser que com essa estrutura que estão fazendo aqui futuramente, a gente pense o contrário”, ponderou Nelma. Ela conta que o condomínio onde a irmã mora está voltando a ter mais residentes com a perspectiva da revitalização da praia.
Três primeiros espigões devem ser entregues até outubro
De acordo com o prefeito Vitor Valim (Pros), a primeira fase de requalificação do litoral de Caucaia, com os três primeiros espigões, deve ser concluída em outubro. O primeiro deve ser finalizado até a primeira quinzena do mês de julho, segundo André Daher, secretário de Infraestrutura da cidade.
André afirma que não há problema em utilizar a praia durante as obras dos espigões, no entanto é preciso impedir o acesso e sinalizar a área no início de cada espigão, nos primeiros metros quando ele ainda não “adentrou completamente o oceano”. "As obras acontecem em pontos específicos da orla, possibilitando que os usuários utilizem outras faixas do extenso litoral."
“Além dos espigões, estão previstas obras de proteção de encostas e melhoramentos dos acessos à praia”, afirmou o prefeito. O secretário da Infraestrutura explica que já foram implantadas iluminação nova na Avenida Litorânea, pavimentação e drenagem em ruas próximas à praia.
As obras foram iniciadas no dia 31 de março, e o projeto prevê a construção de 11 espigões ao longo de oito quilômetros da orla da cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As pedras que atualmente separam o mar do continente só serão parcialmente removidas ou rearrumadas sob a areia após a conclusão dos 11 espigões e a engorda da faixa de praia.
“O primeiro espigão encontra-se em fase de conclusão, o segundo já demos início à obra e, assim que finalizado o primeiro, daremos início ao terceiro”, diz Valim. O recurso para a construção dos primeiros espigões é de R$ 44 milhões, dividido entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Caucaia. No total, R$ 174 milhões serão destinados para a recuperação da orla. (Colaborou Gabriel Borges)
Fonte-opovo.com.br
Blog Nilson Técnico Bosch Informa;
Nenhum comentário:
Postar um comentário