O litoral de Caucaia tem se tornado o berço de diversas tartarugas marinhas de espécies em extinção. A Prefeitura de Caucaia, através do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), registra, pela primeira vez, o nascimento das tartarugas da espécie Chelonia mydas, popularmente chamada de “tartaruga verde” ou Aruanã, na praia do Cumbuco. O feito é inédito, já que a desova dessa espécie acontece em ilhas oceânicas, sendo raro no continente. O que foi possível graças ao monitoramento e proteção realizada em toda costa do litoral caucaiense pelo IMAC, que monitorou o ninho por 70 dias.
A proteção desses animais passa também pela sensibilização e conscientização da população. Para que o registro acontecesse, o IMAC contou com a ajuda da comunidade local. O ninho de tartaruga verde foi achado com a ajuda do kitesurfista Ricardo Matos, que estava caminhando na praia quando avistou o ninho e, logo em seguida, entrou em contato com o órgão. A partir de então, o IMAC fez o monitoramento da desova e acompanhou o nascimento de 6 tartarugas verdes.
Só este ano, Caucaia já registrou o nascimento de 3056 tartarugas da espécie Eretmochelys Imbricata, mais conhecida como Tartarugas de Pente. Todos os dados referentes a esse fato inédito serão publicados em um estudo científico que está em desenvolvimento pelo Instituto de Meio Ambiente de Caucaia.
De acordo com o engenheiro de pesca e gerente de orla do IMAC, Thiago Menezes, “Com o registro dessa nova espécie desovando em Caucaia, podemos afirmar que, a cada dia, o município vem evoluindo nos cuidados com suas praias e contribuindo para que novas espécies estejam desfrutando de ambientes limpos e sadios”, afirma Thiago. De acordo com o IMAC, historicamente, a espécie de tartarugas verde desova em ilhas oceânicas. Por isso, esse registro inédito de desova dessa tartaruguinha no litoral de Caucaia confirma o compromisso da gestão atual em manter as praias cada vez mais limpas.
Uma praia em equilíbrio ambiental é o cenário perfeito para a desova das tartarugas. A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), segue como o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas. A prefeitura realiza esse trabalho em todo o litoral caucaiense, que tem 30,8 km de extensão. Essa conquista se deve ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.
Seja um protetor das tartarugas
O IMAC reforça que a preservação do meio ambiente marinho depende tanto da gestão como da comunidade. Por isso, seja um protetor da vida marinha, mantenha a praia limpa, apoie as ações de preservação e ajude o IMAC no monitoramento dos ninhos. Se encontrar alguma tartaruga em período de desova, algum ninho ou encalhe desse animal, entre em contato com a Ouvidoria do IMAC, através do whatsapp (85) 99784-5339. O meio ambiente agradece!
Nenhum comentário:
Postar um comentário