O comando de motopatrulhamento do Ceará vai ser expandido para mais de 80% da população. A notícia foi dada através das redes sociais, nesta quarta-feira (23), pelo governador do Ceará, Camilo Santana. Ele anunciou a expansão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para as cidades cearenses com mais de 25 mil habitantes. Com isso, a maior parte da população cearense será atendida pelo grupamento especializado da PMCE. A previsão é que todas as cidades anunciadas sejam contempladas ainda em 2022.
O anúncio foi feito pelo governador ao lado da vice-governadora, Izolda Cela, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, do coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira; e do comandante do CPRaio, coronel PMCE Kilderlan Sousa.
Com o anúncio de hoje, as cidades de Redenção, Novo Oriente, Campos Sales, Milagres, Marco, Jardim, Caririaçu, Aracoiaba, Guaiúba, Tamboril, Independência, Ocara, Cedro, Senador Pompeu, Ibiapina e Cruz também receberão bases do comando especializado. Atualmente, o Raio está em 59 municípios cearenses.
Em sua fala, Camilo Santana pontuou tudo que vem sendo feito para a melhoria dos indicadores criminais e para fortalecer a sensação de segurança dos cearenses. “Não temos medido esforços. Sei que é uma área desafiadora não só para o Ceará, mas para o Brasil inteiro. Isso exige muitos esforços e integração com outras áreas como o Poder Judiciário, órgãos federais e municipais. Temos trabalhado nas escolas de tempo integral e nas areninhas. E hoje nós vamos anunciar mais uma etapa do Raio a ser implementada. Isso é um planejamento e por isso estamos fazendo concursos públicos e estamos adquirindo motocicletas, além do treinamento que todas essas equipes passam”, disse.
A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta a também expansão do Sistema de Videomonitoramento, o que permitiu uma atuação especializada de combate à criminalidade. Com a nova etapa, o CPRaio agora contará com 84 bases, 3.436 policiais militares em 1.853 motocicletas e 142 viaturas. Ao todo serão ainda 82 centrais de videomonitoramento e 3.843 câmeras interligadas em todo o Ceará.
Em 2018, a segunda fase da implantação contemplou cidades com mais de 50 mil habitantes do Ceará. Foram elas: Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Crato, Eusébio, Acaraú, Aracati, Beberibe, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Mombaça, Granja, São Benedito, Camocim, Brejo Santo, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, Baturité, Tianguá, Barbalha, Itapajé, Boa Viagem, Parambu, São Gonçalo do Amarante, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Trairi e Acopiara.
Em 2020, o já CPRaio passou a atuar em municípios cearenses com mais de 30 mil habitantes: Itarema, Jaguaribe, Itaitinga, Paracuru, Mauriti, Várzea Alegre, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ubajara, Paraipaba, Massapê, Bela Cruz, Jaguaruana, Ipueiras, Missão Velha, Nova Russas, Pedra Branca, Pentecoste, Santana do Acaraú, Tabuleiro do Norte, Icapuí e Aurora.
“Todos nós sabemos que toda vez que se implanta uma nova base Raio, em uma cidade, melhora imediatamente a sensação de segurança, caem os índices de criminalidade, mas é importante fazer um destaque aqui. Medidas como essa, governador Camilo, que o senhor vem anunciando, são medidas estruturantes que trarão mais segurança, tranquilidade e paz, e não só agora, mas nos próximos 20, 30 e 40 anos em todos esses municípios”, finalizou o secretário da SSPDS, Sandro Caron.
Fonte-Governo do Ceará - cearagora.com.br
Blog Nilson Técnico Bosch Informa;
Nenhum comentário:
Postar um comentário