“Esse projeto surgiu, depois de uma visita minha aqui, anos atrás, e hoje virou realidade. Mantivemos todos os 17 permissionários originais, que oferecem a culinária maravilhosa do Ceará, gerando emprego e renda para muitas famílias. Todos vão passar por um processo de capacitação. O local possui toda uma infraestrutura de cozinhas, mesas, cadeiras, tudo para receber bem os cearenses e também os turistas. Um espaço belíssimo, e que terá uma base da polícia 24 horas para dar segurança a todos”, pontuou Camilo Santana.
A vice-governadora exaltou a importância da obra para a cidade. “Fortaleza ganha um novo espaço gastronômico, mas também as famílias dessa comunidade ganham. A gente sabe a capacidade de melhoria de vida em um equipamento como esse, que dá mais oportunidades para todos”, ressaltou Izolda Cela.
“Estamos realizando um sonho dos permissionários da Sabiaguaba, que nos próximos três meses ainda receberão o auxílio do Estado nessa fase de adaptação. Aqui temos uma comunidade com uma belíssima história para contar, e a partir de agora, poderemos oferecer o melhor da nossa gastronomia, respeitando e cuidando do meio ambiente, e em constante evolução”, ressaltou o secretário Artur Bruno.
O prefeito José Sarto agradeceu a parceria com o Governo do Ceará, através do programa Juntos por Fortaleza, e exaltou a entrega do equipamento. “Estamos aqui hoje com essa chuva de bençãos, em um dos locais mais bonitos da cidade, para receber um equipamento que vai impulsionar o turismo tanto para cearenses quanto para quem vem de fora. Nós temos uma das orlas mais bonitas do Brasil, da Barra do Ceará até aqui na Sabiaguaba, então só temos a agradecer”, disse.
O Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba faz parte do Parque Estadual do Cocó. É um equipamento público, administrado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Sema, em parceria com o Instituto Dragão do Mar e com a participação da comunidade da Sabiaguaba.
O projeto promove o desenvolvimento sustentável da região através da valorização do patrimônio natural e cultural da Sabiaguaba. Como Complexo, ele se apoia em três grandes pilares: o Polo Gastronômico Tradicional, o Polo Cultural Memória e Natureza, e o Polo de Ecoturismo e Educação Ambiental.
A gestão do Complexo será feita pela Sema e o IDM, sempre em diálogo com a comunidade local, o Conselho Gestor do Parque do Cocó, parceiros institucionais e os muitos amigos da Sabiaguaba. Estão previstas ações para gerar oportunidades de capacitação e renda para a população local, sobretudo nas áreas de gastronomia, educação patrimonial e ecoturismo.
Projeto sustentável
Com um investimento de pouco mais de R$ 11,5 milhões, o projeto teve como motivadores principais a adequação do espaço para os usos culturais e econômicos que já aconteciam tradicionalmente, de forma que também respeitassem o meio ambiente, diminuindo o impacto ambiental das atividades realizadas. Foram construídos 17 quiosques para produção e comercialização de alimentos, cada um com cozinha, área de preparo de alimentos e despensa, equipados com fogão, coifa, refrigerador e freezer. O público tem ainda a uma área de passeio no andar superior, com uma bela vista do mangue e do rio Cocó de um lado e das dunas da Sabiaguaba do outro.
A solenidade de inauguração contou com as presenças da secretaria especial do governador, Janaína Farias, do titular da Superintendência de Obras Públicas, Quintino Vieira, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, Coronel Márcio Oliveira, comandante da Polícia Militar do Ceará, dos deputados estaduais Acrísio Sena, Fernando Hugo e Tin Gomes; do presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Antônio Henrique, e outros parlamentares da casa legislativa; além de lideranças comunitárias da região da Sabiaguaba.
Fonte-blogrobertomoreira.com
Blog Nilson Técnico Bosch Informa;
Nenhum comentário:
Postar um comentário