A maioria dos deputados da Assembleia Legislativa do Ceará deve tentar disputar reeleição no pleito deste ano. No entanto, alguns deles querem voos mais altos e estão de olho em uma das 22 vagas do Ceará na Câmara Federal. Algo semelhante ocorre na Câmara Municipal de Fortaleza, onde muitos vereadores se preparam para disputar as eleições proporcionais para os Legislativos estadual ou federal.

De acordo com levantamento feito pelo Blog do Edison Silva, pelo menos cinco deputados da Assembleia Legislativa pretendem disputar as eleições para a Câmara Federal. Delegado Cavalcante (PTB) já vem há algum tempo se preparando para concorrer ao pleito, assim como André Fernandes, que se filiou ao PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, visando ser o candidato com apoio do chefe do Poder Executivo nacional.

Além deles, Fernanda Pessoa (PSDB) e Soldado Noélio (PROS) também estão em busca de conquistar uma das 22 vagas na Câmara Federal para a bancada cearense. Os dois, porém, pretendem migrar para o União Brasil, caso a legenda seja comandada por Capitão Wagner (PROS), pretenso candidato ao Governo do Estado.

O deputado Nelinho (PSDB) anunciou, recentemente, que deve se filiar ao MDB e também disputar vaga para a Câmara Federal. Outros parlamentares da Assembleia Legislativa podem tentar concorrer ao cargo de deputado federal, mas só devem confirmar após diálogo com suas lideranças políticas e correligionários.

Por não correrem risco de perda de mandato, muitos vereadores de Fortaleza também vão entrar na disputa para deputado federal ou estadual. Para o Congresso Nacional, já posicionaram interesse os vereadores: Priscila Costa (PSC), Julierme Sena (PROS), Ronaldo Martins (Republicanos) e Enfermeira Ana Paula (PDT).

Os quatro já tentaram conquistar a vaga em 2018, mas não obtiveram êxito. Ronaldo Martins, por exemplo, obteve mais de 101 mil votos, uma votação expressiva, porém, não atingiu o quociente eleitoral. Priscila Costa conseguiu mais de 48 mil sufrágios, ficando na suplência, assim como Enfermeira Ana Paula, com pouco mais de 25 mil votos e Julierme com 20.070.

Novo partido

Outros vereadores de Fortaleza querem conquistar uma das 46 vagas na Assembleia Legislativa. Dentre eles está o presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), que caso seja eleito, se somará a outros ex-presidentes da Câmara Municipal que se consagraram vitoriosos em eleições para o Legislativo estadual.

Carmelo Neto (Republicanos), Cônsul do Povo (PSC), Danilo Lopes (Podemos), Cláudia Gomes (União), Jorge Pinheiro (PSDB) e Sargento Reginauro (PROS) são outros nomes que devem entrar na disputa para a Assembleia. A maioria, porém, deixará as siglas em que está filiada e ingressará em um novo partido.

Fonte-blogdoedisonsilva.com.br

Blog Nilson Técnico Bosch Informa;