Democratizar a cultura e o esporte em Caucaia, transferindo recursos a projetos sociais do município. Foi com esse objetivo que há um ano nascia o Projeto Arte&Ação, iniciativa inovadora da gestão municipal, unindo esforços de duas secretarias, a de Esporte e Juventude (SEJUV) e a Secretaria de Turismo e Cultura (SETCULT).
A iniciativa beneficia cerca de 200 projetos na área do Esporte e Cultura, com um ajuda de custo de R$ 500,00. Entre eles, o “Bola no Pé, Bíblia na mão”, com a coordenação do voluntário Neto Ávila. A iniciativa já existe há 3 anos, e atende atualmente 59 crianças de várias localidades de Caucaia. De acordo com Neto, essa é a primeira vez que o projeto recebe um apoio por parte da Prefeitura. “A gente utiliza o recurso para a compra de material esportivo, lanche e água para as crianças. Antes, a gente tinha que correr atrás com rifas, sorteios, mas o Arte&Ação veio para impulsionar o esporte no município”, disse.Para o Secretário de Esporte e Juventude, Mickauê Franklin, o programa cumpre o papel que se propõe: democratizar o esporte e a cultura em Caucaia. “Hoje o Arte&Ação, esse grande projeto social, leva lazer, esporte e educação a todas as localidades do município. Beneficiando vários projetos, desde o futebol, surf, kitesurf, vôlei, balé, xadrez e várias categorias esportivas, beneficiando centenas de crianças e jovens só na área de esporte”, revela.
Cultura
Já na área da cultura, entre os beneficiados está o Projeto Criando e Aprendendo a Arte de Modelar, que ensina a crianças do bairro Tabapauzinho a arte do biscuit, e também como incrementar a renda familiar através do artesanato. “O Arte&Ação promove o esporte e a cultura, tira as crianças das ruas, e aqui no nosso projeto ajuda até mesmo no custo de vida, pois o biscuit gera renda. É muito gratificante transmitir algo que se aprendeu, e ainda mais com essa arte que amo”, diz Cristina de Moura, Coordenadora do Projeto.
Tanto na SEJUV quanto na SETCULT, todos os programas atendidos pelo Arte&Ação são acompanhados de perto a fim de fiscalizar o investimento público, além de dar suporte técnico aos empreendedores sociais. “Nós fazemos visitas periódicas, todo mês visitamos os projetos, que prestam contas com a Prefeitura. De um ano pra cá, sentimos uma diferença enorme na realidade do município”, declara Vania Cavalcante, Secretaria Executiva de Turismo e Cultura
Saiba mais
Mensalmente, a gestão municipal investe cerca de R$ 90.000 para que projetos de esporte e cultura continuem existindo no município, beneficiando não apenas as crianças e os jovens participantes, mas também fomentando o desenvolvimento de correntes esportivas e culturais em Caucaia. Alguns dos quesitos exigidos foram tempo de existência, quantitativo do público-alvo, alcance social, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário