segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Funcionários da Petrobras ameaçam greve se projeto de privatização for aprovado.

 

Petrobras. Foto: Divulgação

Segundo o Ministério de Minas e Energia, em nota, não há discussão sobre a privatização.

Funcionários da Petrobras ameaçam entrar em greve caso projeto de privatização da empresa seja enviado ao Congresso Nacional. Através de ofício da FUP (Federação Única dos Petroleiros), o comunicado foi enviado na última quinta-feira, 23, ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Deyvid Bacelar, presidente da Petrobras, afirmou que, em assembleias realizadas nos últimos dias, mais de 80% da categoria apoiou o estado de greve após a confirmação da possibilidade de o projeto de lei ser enviado pelo governo na volta do recesso. O presidente da entidade disse que outras motivações para a paralisação, além da privatização, são o processo de venda das refinarias da empresa e o aumento do preço do combustível.

Em cumprimento ao TCC (Termo de Cessação de Conduta) assinado com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), em 2019, a Petrobras está fazendo desinvestimentos, e por este acordo, a empresa deve vender 8 de suas refinarias, viabilizando a entrada de empresas no mercado de refino brasileiro.

Segundo Deyvid, “Tudo o que a gente falou está acontecendo. A primeira privatização que foi feita já evidenciou em uma semana o que a gente disse porque desabasteceu os navios todos da Baía de Todos os Santos”. A fala refere-se à uma pausa no fornecimento de óleo bunker a navios depois da transferência da gestão da Refinaria de Mataripe, na Bahia, à Acelen, do fundo Mubadala.

Quando questionado se o movimento teria motivação política, considerando a aproximação do período eleitoral, Bacelar negou. “A população sabe que está sofrendo com a gasolina a R$ 7. A nossa pauta central será essa”, afirmou.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou “já ter vontade” de privatizar a Petrobras. Segundo a FUP, caso o projeto de privatização seja enviado ao Congresso, a greve “será a maior da história” .

Segundo o Ministério de Minas e Energia, em nota, não há discussão sobre a privatização. No início de dezembro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou em pronuncio que a Petrobras não está na lista de privatizações, “pelo menos não neste mandato.”

Fonte-focus.jor.br

Blog Nilson Técnico Bosch Informa;


Nenhum comentário:

Postar um comentário