Ministro Celso de Mello. Foto: Carlos Moura/STF.
O ex-ministro do STF, Celso de Mello, condenou os discursos do presidente Jair Bolsonaro em Brasília e São Paulo. Ressaltou que as condutas do chefe do Executivo “revelam a triste figura e a distorcida mente autocrática de um político medíocre”.
Em entrevista à Veja, o ex-decano disparou:
“Na realidade, Bolsonaro é um político que não está, como jamais esteve, à altura do cargo que exerce, pois lhe faltam estatura presidencial e senso de estadista! Com esses discursos ofensivos e transgressores da autonomia institucional do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, incompatíveis com os padrões mais elevados da Constituição democrática que nos rege, Bolsonaro degradou-se, ainda mais, em sua condição política de Presidente da República e despojou-se de toda respeitabilidade que imaginava possuir.”
Para o ex-ministro, a “figura sombria” de Bolsonaro também mostra um governante “que não se envergonha de desrespeitar e vilipendiar o sentido essencial das instituições da República”.
“É preciso repelir, por isso mesmo, os ensaios autocráticos e os gestos e impulsos de subversão da institucionalidade praticados por aqueles que exercem o poder! Há que se ter sempre presente a grave advertência do saudoso e eminente Ministro Aliomar Baleeiro, do Supremo Tribunal Federal, em manifestação que recordava ao nosso País que, enquanto houver cidadãos dispostos a submeter-se e a curvar-se ao arbítrio e à prepotência do poder , sempre haverá vocação de ditadores”, disse Celso de Mello ao periódico.
Fonte-focus.jor.br
Blog Nilson Técnico Bosch Informa;

Nenhum comentário:
Postar um comentário