Na manhã desta quinta-feira (02/9), a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal aprovou o projeto de Indicação nº 760/21, de autoria do vereador Júlio Brizzi (PDT), para a criação do Programa Fortaleza Solar, que estabelece incentivos ao desenvolvimento tecnológico, uso e a instalação de sistemas de conversão e aproveitamento de energia solar no Município.

Programa tem o objetivo de aumentar a participação da energia solar na matriz energética; aumentar a competitividade para atrair e desenvolver empresas e empreendimentos que tenham a matriz energética solar como uma possibilidade economicamente viável; contribuir para a melhoria das condições de vida de famílias fortalezenses; mitigar a geração e emissão de Gases de Efeito Estufa; reduzir a demanda de energia elétrica em horários de pico de consumo e outros.

Segundo o vereador autor do projeto, por ser considerada uma fonte limpa, a energia solar é uma das alternativas mais promissoras para obtenção energética.

“Outros estados do Brasil e vários países já adotaram medidas de fomento à utilização dessa modalidade de energia, notadamente pelos grandes benefícios gerados, como a preservação ambiental”, justificou Júlio Brizzi.

Participaram da reunião da Comissão de Constituição e Justiça, no formato híbrido, os vereadores: Jorge Pinheiro (PSDB), Fábio Rubens (PSB), PP Cell (PSD), Ronaldo Martins (Republicanos), Márcio Martins (PROS), Ronivaldo Maia (PT), Didi Mangueira (PDT), Gardel Rolim (PDT).

Ao todo foram apreciadas 26 matérias, sendo três extrapauta. Os projetos do nº 55/21 do vereador Antônio Henrique (PDT); e nº 109/20 de Emanuel Acrizio, foram retirados da pauta.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza - blogdoedisonsilva.com.br