terça-feira, 8 de junho de 2021

Greve em Fortaleza: Justiça determina e há ônibus circulando, pelo menos 70% da frota deve ser mantida em circulação.


Pelo menos 70% da frota deve ser mantida em circulação. Ônibus circulam pelas vias da Capital desde as primeiras horas desta manhã.

Há ônibus circulando em Fortaleza na manhã desta terça-feira, 8 de junho (08/06), data de início da greve dos motoristas de transporte coletivo. A Justiça determinou que pelo menos 70% da frota seja mantida em circulação.

No Terminal do Papicu, um dos mais movimentados da Capital, a circulação, especialmente de passageiros, é tranquila por volta das 7 horas desta terça. O fluxo aumenta momentaneamente apenas com o desembarque de quem chega por meio do Veículo Leve sobre Trilhos  (VLT).

O pedreiro Ernane Ferreira conta que desistiu de esperar por um ônibus e pediu carro por aplicativo. "Normalmente já estou lá na firma. Todo dia estou aqui, mas hoje está diferente", afirma o profissional que aguardava a linha 069 - Papicu/Lagoa/Via expressa para chegar à avenida Luciano Carneiro.

"Estão dizendo que vai ter greve né? Mas os ônibus estão funcionando normal; inclusive, estão vagos demais, vim até sentada", conta a auxiliar de serviços gerais Eronilda Ferreira, que foi de Messejana para o Papicu.


"Até agora está normal. Se não tiver ônibus, volto de metrô para casa. Mas a ideia é chegar no trabalho", aponta Leonardo Gomes. "Acho que mais tarde vai fazer falta. Por enquanto tudo tranquilo, quero ver é a volta", completa Francisco Edivan, que segue para a Praia do Futuro.

Mais cedo, próximo das 6 horas, o fluxo de ônibus no Terminal do Siqueira era intenso. Filas de passageiros já se formavam na entrada do terminal e à espera dos veículos nas plataformas.

Assista: movimento nesta manhã no Terminal do Siqueira

No início desta manhã, O POVO constatou movimento de ônibus nas avenidas Presidente Costa e Silva e Ministro José Américo. O movimento nas paradas de ônibus por volta de 5h30min era tranquilo.

Clique na imagem para abrir a galeria

Nas redes sociais, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-CE) registra que havia viaturas de madrugada na garagem das empresas de ônibus, para garantir que não fosse impedida a saída dos veículos.

Direção do Sintro registra presença de três viaturas na garagem da empresa de ônibus Santa Maria para garantir saída dos veículos nesta madrugada
Direção do Sintro registra presença de três viaturas na garagem da empresa de ônibus Santa Maria para garantir saída dos veículos nesta madrugada (Foto: Reprodução/Facebook/Sintro-CE)

O início da greve dos trabalhadores do transporte público foi decidido em assembleia realiza pelo Sintro-CE. Motoristas e cobradores reivindicam reajuste salarial, melhores condições de trabalho e priorização da categoria na campanha de vacinação contra Covid-19. Não há previsão para duração da greve. 

O Sindiônibus, que representa os empresários de ônibus, afirma que neste momento de pandemia que não é razoável falar em greve neste momento de pandemia. Segundo a entidade patronal, a "redução drástica" no número de passageiros durante a pandemia "provocou um grande descompasso entre receita e custo".

Fonte-opovo.com.br

Blog Nilson Técnico Bosch.


Nenhum comentário:

Postar um comentário