Há ônibus circulando em Fortaleza na manhã desta terça-feira, 8 de junho (08/06), data de início da greve dos motoristas de transporte coletivo. A Justiça determinou que pelo menos 70% da frota seja mantida em circulação.
No Terminal do Papicu, um dos mais movimentados da Capital, a circulação, especialmente de passageiros, é tranquila por volta das 7 horas desta terça. O fluxo aumenta momentaneamente apenas com o desembarque de quem chega por meio do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O pedreiro Ernane Ferreira conta que desistiu de esperar por um ônibus e pediu carro por aplicativo. "Normalmente já estou lá na firma. Todo dia estou aqui, mas hoje está diferente", afirma o profissional que aguardava a linha 069 - Papicu/Lagoa/Via expressa para chegar à avenida Luciano Carneiro.
"Estão dizendo que vai ter greve né? Mas os ônibus estão funcionando normal; inclusive, estão vagos demais, vim até sentada", conta a auxiliar de serviços gerais Eronilda Ferreira, que foi de Messejana para o Papicu.
"Até agora está normal. Se não tiver ônibus, volto de metrô para casa. Mas a ideia é chegar no trabalho", aponta Leonardo Gomes. "Acho que mais tarde vai fazer falta. Por enquanto tudo tranquilo, quero ver é a volta", completa Francisco Edivan, que segue para a Praia do Futuro.
Mais cedo, próximo das 6 horas, o fluxo de ônibus no Terminal do Siqueira era intenso. Filas de passageiros já se formavam na entrada do terminal e à espera dos veículos nas plataformas.
Assista: movimento nesta manhã no Terminal do Siqueira
No início desta manhã, O POVO constatou movimento de ônibus nas avenidas Presidente Costa e Silva e Ministro José Américo. O movimento nas paradas de ônibus por volta de 5h30min era tranquilo.
Nas redes sociais, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-CE) registra que havia viaturas de madrugada na garagem das empresas de ônibus, para garantir que não fosse impedida a saída dos veículos.

O início da greve dos trabalhadores do transporte público foi decidido em assembleia realiza pelo Sintro-CE. Motoristas e cobradores reivindicam reajuste salarial, melhores condições de trabalho e priorização da categoria na campanha de vacinação contra Covid-19. Não há previsão para duração da greve.
O Sindiônibus, que representa os empresários de ônibus, afirma que neste momento de pandemia que não é razoável falar em greve neste momento de pandemia. Segundo a entidade patronal, a "redução drástica" no número de passageiros durante a pandemia "provocou um grande descompasso entre receita e custo".



Nenhum comentário:
Postar um comentário