Reeleito em Sobral, o prefeito afirmou que existem tarefas urgentes a serem realizadas ainda em 2021 para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19.
Prioridades
Estudantes do ensino infantil e fundamental, além dos profissionais da educação, aguardam a decisão do Poder Público sobre a volta ao ensino presencial. Segundo Ivo Gomes, uma consulta pública foi realizada com as famílias responsáveis pelos alunos para contribuir com a elaboração de um Plano Municipal para o retorno seguro.
Com o aumento dos índices de criminalidade, o prefeito pretende fortalecer iniciativas na segurança pública. “Iremos contratar mais 100 homens e mulheres para a Guarda Municipal, além de implementar um projeto mais agressivo para a prevenção a entrada de jovens no crime”, disse.
Economia
As primeiras ações visando à recuperação econômica também serão adotadas ainda em janeiro, informou o gestor. “Iremos tomar providências para ajudar as pessoas que ficaram desprotegidas com o fim do auxílio emergencial”, explicou. Para isso, será feita a contratação de mil chefes de família para atuar em serviços de limpeza e conservação da Prefeitura ainda neste mês.
Outras duas iniciativas visam oferecer mais fôlego aos empreendedores da cidade: um plano “radical” de desburocratização, “para facilitar abertura de novos negócios e a expansão dos já existentes”, e um programa de refinanciamento de dívidas. Este último, que será enviado como projeto de lei para o legislativo municipal, será direcionado tanto a pessoas jurídicas como a pessoas físicas.
Saúde
Com críticas ao Governo Federal, Ivo Gomes destacou a preocupação com a chegada da vacina contra Covid-19. A Prefeitura de Sobral, informou, já adquiriu 200 mil seringas e agulhas — suficiente para aplicação das duas doses em 100 mil pessoas.
Durante a posse, o prefeito também destacou outras iniciativas na Saúde, como a implementação do Hospital Municipal de Sobral. “Com o funcionamento, será possível a realização de cirurgias eletivas de baixa e média complexidade, exclusivas para moradores de Sobral”.
Posse
Em outros municípios da Região Norte, os novos gestores também assumiram os cargos nas prefeituras. Em Tianguá, Dr. Luiz (PSD) segue à frente do Executivo municipal após um curto mandato: ele venceu as eleições suplementares de 2019 na cidade. Antes disso, ele havia sido eleito em 2016 e sido cassado em 2018.
Em Camocim, Betinha Magalhães (PDT) foi empossada como prefeita junto ao vice, Dr. Ismael Pinheiro (PSD).
Ela sucede a aliada Mônica Aguiar e contou com o apoio do deputado estadual Sérgio Aguiar. Em Itapipoca, Felipe Pinheiro (PT) foi empossado na manhã de ontem na Câmara Municipal. A chapa formada pelo petista e pela vice, Dra. Jocelia (MDB), derrotou o candidato a reeleição, João Barroso (PSDB).
Instabilidade
Em Viçosa do Ceará, José Firmino (MDB) foi reeleito em novembro, mas decisão da Justiça Eleitoral cassou o diploma dele e do vice, Dr. Marcelo (MDB). Apesar de estar impedido de tomar posse, Firmino publicou fotos nas redes sociais e informou ter sido empossado na Câmara Municipal de Viçosa do Ceará.
O processo ainda está em tramitação. Até o fechamento desta edição, José Firmino não respondeu aos contatos.
Fonte-diariodonordeste.verdesmares.com.br
Blog Nilson Técnico Bosch.
Nenhum comentário:
Postar um comentário