sexta-feira, 29 de maio de 2020

Volta aos treinos dos clubes cearenses terá pequenos grupos fixos e proibição de banhos em CTs

Leão e Vovô estream no Campeonato Cearense em 2020
 (Foto: JÚLIO CAESAR)



Leão e Vovô estream no Campeonato Cearense em 2020 (Foto: JÚLIO CAESAR.

O plano de retomada do futebol cearense prevê medidas de segurança rígidas para evitar a propagação do vírus entre os envolvidos.

Após a liberação dos treinamentos dos clubes cearenses a partir da próxima segunda-feira, 1° de junho, foi divulgado nesta quinta-feira, 28, o protocolo detalhado para o retorno de algumas atividades — entre elas, os treinos dos times participantes do Campeonato Cearense. A etapa faz parte da fase de transição, que inicialmente terá duração de sete dias, entre os dias 1° e 8 de junho. O documento foi elaborado pelo Grupo Técnico de Trabalho para Retomada Responsável, ligado ao Governo e a setores produtivos, e prevê, entre outras medidas, treinos em pequenos grupos fixos, proibição de banho nos Centros de Treinamentos e aferição de temperatura antes do início do dia de trabalho.
O protocolo aplicado nos treinamentos dos clubes é o setorial número nove do estudo, sendo dividido em normas gerais, transportes e turnos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), saúde dos funcionários e condições sanitárias.
Dentre as normas gerais, as principais medidas incluem a separação dos atletas em pequenos grupos fixos, com a presença de uma equipe da comissão técnica para cada conjunto deles. Há ainda proibição de circulação de pessoas estranhas ao grupo de trabalho, incluindo conselheiros, diretores, profissionais de imprensa e torcedores.
Em relação ao transporte e aos turnos, o banho dos atletas deverá ser residencial. Além disso, o material utilizado nos treinos deve ser colocado em sacolas plásticas e levado para a lavanderia do clube. Os roupeiros, por sua vez, deverão utilizar máscaras e luvas para o recolhimento desses materiais.
Os equipamentos de proteção individual (EPIs), serão disponibilizados para todos os profissionais envolvidos nas atividades. Além disso, todos os locais deverão ser devidamente higienizados e os locais de armazenamento de água deverão ser individuais e não compartilhados.
A saúde dos funcionários será protegida com a obrigatoriedade da realização de avaliação médica de todos os envolvidos. A temperatura dessas pessoas também será medida. Quem apresentar valor superior a 37,5 C°, deverá retornar imediatamente para casa e aguardar contato do departamento médico.
Para melhorar as condições sanitárias, os atletas deverão vir vestidos com seus uniformes de treino, garrafinhas individuais e kit de suplementos. Os casos suspeitos de Covid-19 serão encaminhados para teste RT-PCR. Caso haja apresentação de sintomas, o indivíduo e seu subgrupo de trabalho serão afastados imediatamente e serão encaminhados para exames.
Os casos confirmados serão isolados, com a prestação de assistência aos indivíduos e notificação compulsória às autoridades de saúde.
Os clubes cearenses já se preparam para a retomada, mas, entre eles, só o Ceará irá ter atividades já na segunda-feira, 1º. O Fortaleza demora um dia a mais, já que o primeiro treino deve ser na terça-feira, 2. O Ferroviário, porém, vive cenário mais incerto e ainda não tem cronograma de retorno. A diretoria confirmou que é "impossível" os jogadores voltarem imediatamente às atividades. Entre os demais cinco clubes na disputa do Campeonato Cearense, a incerteza também pesa, já que alguns deles chegaram a ter de dispensar o elenco.
Fonte-opovo.com.br
Blog Nilson Técnico Bosch.


Nenhum comentário:

Postar um comentário