O município de Caucaia emitiu o decreto n° 1.074 declarando situação de emergência nas áreas afetadas pela seca. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município na última quinta-feira (28/11).
Diante desta situação, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) vai manter a “Operação Carro-Pipa”. Em parceria com o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional da Defesa Civil e do Exército Brasileiro, a operação leva água potável para várias regiões atingidas pela estiagem em Caucaia. Ao todo são 9.972 pessoas beneficiadas, atendidas em 65 localidades e 148 pontos de distribuição.
Conforme Formulário de Informações do Desastre (FIDE), a seca prolongada está afetando especialmente as comunidades rurais da Sede, e dos distritos da Tucunduba, Bom Princípio, Sítios Novos, Guararu, Mirambé e Catuana.
Considerando os dados da Fundação Cearense de Metodologia e Recursos Hídricos (Funceme) o índice pluviométrico observando nos anos anteriores, a região do semiárido do município é de seca continuada. Fato comprovado pelos reservatórios existentes das regiões atingidas estarem vazios.
O maior açude de Caucaia, localizado nos Sítios Novos, está atualmente com um volume de apenas 25,59%, ou seja, 32,24 hm da sua capacidade total de 126 hm de armazenamento de água.
Fonte- Assessoria de comunicação da Prefeitura.
Blog Nilson Técnico Bosch.
Nenhum comentário:
Postar um comentário