quarta-feira, 29 de maio de 2019

Senado aprova MP da reforma administrativa; Sérgio Moro fica sem o Coaf - Confira Aqui;



O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (28), por 70 votos a favor e 4 contrários, o texto-base da Medida Provisória 870/2019, que reorganizou a administração do governo federal com a aglutinação de ministérios e a mudança de algumas de suas atribuições. Foi mantida a alteração feita na Câmara dos Deputados, que transferiu o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça e Segurança Pública para a pasta da Economia. A matéria segue para sanção presidencial.
Para os senadores Omar Aziz (PSD–AM) e Eduardo Girão (Pode-CE) haveria tempo para que a parte sobre o Coaf fosse restaurada à MP no Senado e votada novamente na Câmara conforme foi editada pelo governo.
Além do Coaf, o Ministério da Economia assumiu ainda as atribuições dos ministérios da Fazenda, do Planejamento e do Trabalho, que foram extintos. Incorporou também as atividades da Previdência Social, que já estavam no antigo Ministério da Fazenda desde o governo Temer.
Foi mantido o novo Ministério do Desenvolvimento Regional, criado pela MP para aglutinar as pastas das Cidades e da Integração Nacional, extintas por Bolsonaro. O Conselho Nacional de Política Indigenista foi devolvida ao Ministério da Justiça. Antes havia sido transferido ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
A Fundação Nacional do Índio (Funai) também foi devolvida ao Ministério da Justiça, com a competência de demarcar terras indígenas e quilombolas, atribuição que havia sido transferida ao Ministério da Agricultura.
Votos do Ceará
O senador Tasso Jereissati (PSDB) votou pelo Coaf nas mãos do ministro da Economia, Paulo Guedes; Eduardo Girão (PODE) a favor de que o órgão ficasse com o ministro da Justiça e Segurança, Sergio Moro.
Já Cid Gomes (PDT) foi ausência, pois participa, em Sobral, da festa do centenário do eclipse que comprovou a Teoria da Relatividade de Einstein.
(Agência Senado)
Fonte-blogdoeliomar.com.br
Blog Nilson Técnico Bosch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário