sexta-feira, 29 de março de 2019

Maracanaú cai e cidade de Pernambuco vai receber projeto piloto de segurança de Moro

Estava tudo certo para a cidade cearense abrigar

o projeto modelo da União. Focus apurou que a

Secretaria Nacional de Segurança Pública teria

avaliado "falta de empenho" do Governo do Ceará

para receber as ações.




Fonte-fabiocampos@focus.jor.br
Exclusiva Focus: Maracanaú foi substituída por uma cidade da Região Metropolitana de Recife para ser um dos cinco municípios do Brasil a receber o projeto piloto de segurança pública de grande envergadura planejado por Sérgio Moro (Justiça). Com cerca de 330 mil habitantes, a nova escolhida foi a cidade de Paulista (PE) que, assim como Maracanaú, tem sérios problemas de segurança.
Estava tudo certo com a escolha de Maracanaú para abrigar o programa que, além de ações na área policial, vai investir em outras políticas públicas de cunho socioeconômico. A ideia é que seja um programa modelo de combate a criminalidade em cinco cidades do País. Uma de cada Região. No Nordeste, o Ceará deixou a oportunidade escorregar pelas mãos. Pernambuco a agarrou vigorosamente..
Tanto a Prefeitura da cidade quanto o Governo do Ceará haviam sido oficialmente comunicados da escolha. O deputado federal Roberto Pessoa (PSDB), ex-prefeito da cidade, estava a par e acompanhava de perto as decisões. A deputada estadual Fernanda Pessoa também já dava como certa a ação federal em sua cidade. A escolha de Maracanaú havia sido noticiada com exclusividade pelo Focus.
Além de oferecer as condições consideradas ideais para implantação do projeto piloto, a escolha de Maracanaú passou pela relação do secretário Nacional de Segurança, General Guilherme Theóphilo, com o Ceará.
O que aconteceu para que a cidade perdesse a oportunidade que proporcionaria grandes e inéditos investimentos da União em Maracanaú e, portanto, no Ceará?
Focus foi em busca dos bastidores. Maracanaú caiu por, digamos, falta de convergência entre o Governo do Ceará e a pasta do Ministério da Justiça que vai gerir o programa. No caso, a Secretaria comandada pelo general Theóphilo.
Uma fonte conta o ponto de vista do Governo Federal: “Na visão de Brasília, parece que não houve empenho do Governo do Estado”. Segundo a fonte, na última reunião em Brasília para discutir a ação, o secretário de segurança do Ceará, André Costa, “não teria demonstrado empolgação” com o projeto em Maracanaú.
Focus está em busca de ouvir o secretário André Costa a respeito. A cúpula do Governo do Ceará também foi contactada.
O fato é que o próprio general Theóphilo foi a Recife, na quinta-feira, 28, anunciar a escolha de Paulista para abrigar o projeto modelo. O Governo pernambucano recebeu a notícia com imensa empolgação. Assim como no Ceará, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, também é de um partido de esquerda. No caso, o PSB.
“É um plano que vai funcionar com integração entre União, estados e municípios. Esse esforço vai ser traduzido na sensação de segurança que pretendemos trazer para todo o país”, disse o general ao anunciar o projeto em Recife.  A ação em Pernambuco já vai começar no próximo dia 1º de julho.
Blog Nilson Técnico Bosch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário