quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Renato Roseno apresenta PEC que institui voto aberto na Assembleia. Emenda igual não foi aprovada



O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado (PEC) para instituir o voto aberto obrigatório na Assembleia Legislativa.
Segundo o parlamentar, a regra valeria para a eleição dos membros da mesa diretora, escolha de conselheiros do Tribunal de Contas e da Arce, para os vetos do governador e para a prisão de parlamentares flagrados em crimes inafiançáveis.
“Eu espero que essa legislatura possa fazer história, sintonizando-se ao clamor da sociedade por mais controle e mais transparência por parte daqueles a quem foi confiado o voto popular”, afirma Renato.
Para o parlamentar, o eleitorado cearense tem o direito de conhecer as posições adotadas por deputados e deputadas nas votações da Casa. “Esse é um tema candente para o nosso país, sobretudo depois do episódio dantesco que foi a votação para a presidência do Senado”.
Na justificativa da proposta, Renato diz que a ideia é “ampliar a transparência com a qual os membros do legislativo atuam na representação dos anseios da sociedade.”
DETALHE – Uma PEC semelhante foi apresentada na legislatura passada pelo ex-deputado estadual Capitão Wagner, hoje deputado federal, mas não foi aprovada.
(Foto – ALCE)
Fonte-Blog de Eliomar de Lima.
Blog Nilson Técnico Bosch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário