segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Anatel inicia procedimento para bloqueio de celulares irregulares no Ceará

Primeira ação, de acordo com o órgão, é o envio

 de uma mensagem aos aparelhos que não

 possuem selo de autorização.



Foto: Divulgação

Fonte-focus@focus.jor.br
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou hoje, 7, o procedimento para bloqueio de celulares irregulares no Ceará. O primeira ação, de acordo com o órgão, é o envio de uma mensagem aos aparelhos que não possuem selo de autorização de uso da Agência.
Quem ativar um celular irregular nas redes das prestadoras móveis receberá, em até 24 horas, a mensagem: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”. Ou seja, os aparelhos serão bloqueados a partir do dia 24 de março.
Segundo a Anatel, a medida vale apenas para celulares irregulares habilitados nas redes das prestadoras a partir de hoje, “não prejudicando as pessoas que adquiram aparelhos irregulares anteriormente”.
Celular irregular
O celular irregular é aquele que não tem o selo da Anatel que indica a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras, a qualidade dos serviços e a segurança do consumidor, segundo os requisitos estabelecidos pela Agência.
“O selo normalmente está localizado no corpo do aparelho, atrás da bateria, ou no manual. Um celular sem certificação pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários”, frisa o órgão.
Blog Nilson Técnico Bosch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário