Reconhecimento: Naumi recebe em Brasília Medalha Defesa Civil Nacional
O prefeito Naumi Amorim recebeu nesta quarta-feira (5/12) a Medalha Defesa Civil Nacional. A solenidade aconteceu em Brasília e reuniu lideranças de todo o Brasil. A honraria é concedida pelo Ministério da Integração Nacional há 16 anos, quando foi instituída por meio de decreto. Naumi compôs uma lista de nomes, civis e militares, escolhidos pelo empenho no desenvolvimento da Defesa Civil no Brasil e/ou por terem protagonizado atos de bravura que ajudaram a salvar vidas em meio a desastres naturais. Por ano, o Governo pode homenagear até 50 pessoas com essa medalha.
“Nós estamos prestes a completar dois anos de governo e comemoramos uma Defesa Civil atuante, principalmente pelo fato de não termos tido nenhuma ocorrência fatal em Caucaia. Quando as chuvas foram fortes, a Defesa Civil estava lá. Quando a situação era de seca, a Defesa Civil também estava lá. Nossos agentes são guerreiros! Fazem muito num município tão grande e tão cheio de desafios. Por isso, eu dedico esse reconhecimento a eles”, disse Naumi Amorim. Criada em 2002 pelo Governo Federal, por meio do Decreto nº 4.217, a Medalha Defesa Civil Nacional condecora personalidades nos graus de Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro.
__________________________________________________
Skal: Caucaia recebe certificação 'Destino Turismo Inteligente'
Caucaia foi reconhecida nessa terça-feira (5/12) pela atuação que a Prefeitura tem feito no segmento turístico. A certificação Destino Turismo Inteligente foi concedida pelo Skal Internacional do Brasil em solenidade realizada em Fortaleza. A iniciativa reconhece os municípios com relevantes serviços em prol do desenvolvimento econômico e cultural.
A certificação integra as ações do projeto Skal Turismo Mundo Afora que após avaliação criteriosa concedeu o título a quatro municípios cearenses: Caucaia, Camocim, Fortaleza e Juazeiro do Norte. Conforme o titular da Secretaria Municipal do Turismo e Cultura (SetCult), Paulo Guerra, a conquista é importante porque o Skal é uma voz do turismo mundial. “É um reconhecimento que qualifica Caucaia em mais de 50 países onde a instituição que concedeu a certificação atua.”
O Skal é uma associação internacional de profissionais de turismo. Com sede na Espanha, possui comitês em vários países. Tem o objetivo de promover o turismo local, nacional e mundial através do relacionamento. Outra meta é incentivar e criar uma rede de profissionais ao redor do mundo para desenvolver o setor profissional.
_________________________________________________
Trabalho: Mais de 36 mil atendimentos
A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem) executou sete ações e atividades que marcaram a gestão em 2018. Já são mais de 36 mil atendimentos realizados. A ampliação dos serviços do Sine Municipal, vinculando o Balcão do Empreendedor à estrutura do Sistema Nacional de Emprego, foi uma das primeiras ações a melhorar o atendimento ao público. Dessa forma, o trabalhador encontra, além da possibilidade de ingresso no mercado de trabalho formal, a chance de alguma atividade empreendedora, registrando CNPJ de forma gratuita e sem burocracia.
Outro avanço foi a criação do Telecentro do Trabalhador, através da plataforma escola.trabalho.gov.br
Escola do Trabalhador | Ensino a distância
Escola do Trabalhador lança curso de Excel Avançado. O uso de planilhas eletrônicas é cada dia mais exigido pelas empresas. O terceiro curso de Excel ofertado pela Escola do Trabalhado possibilita o profissional aperfeiçoar a capacidade de planejar e executar tarefas diárias no programa Microsoft Excel.
Escola do Trabalhador | Ensino a distância
Escola do Trabalhador lança curso de Excel Avançado. O uso de planilhas eletrônicas é cada dia mais exigido pelas empresas. O terceiro curso de Excel ofertado pela Escola do Trabalhado possibilita o profissional aperfeiçoar a capacidade de planejar e executar tarefas diárias no programa Microsoft Excel.
. São disponibilizados neste espaço cursos online nas áreas de Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Segurança, Gestão e Negócios, Ambiente e Saúde, Desenvolvimento Educacional e Social, Produção Cultural e Design, Infraestrutura, Turismo, Produção Alimentícia, Produção Industrial e Controle e Processos Industriais. Já o Programa Jovem Aprendiz ampliou o número de jovens atendidos. Oitenta jovens estão empregados em empresas instaladas em Caucaia e realizam cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Comércio e Assistente de Linha de Produção.
Outra importante ampliação deu-se no número de cursos presenciais de qualificação profissional. São 200 jovens contemplados com capacitações de operador de caixa, auxiliar administrativo, recepcionista, inglês, vendedor e garçom. A implantação do Ponto de Finanças Solidárias do Marechal Rondon, na Grande Jurema, marcou a economia do bairro e adjacências. O lugar hoje conta com mais de 2.000 atendimentos.
A Feira da Economia Popular expandiu a participação de empreendedores do município. Foram realizadas 80 feiras, atendendo a mais de 250 empreendedores. Além disso, a Setem celebrou convênio com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional para a execução e a implementação de ações integradas de qualificação profissional e primeiro emprego.
_________________________________________________
Social: Prefeitura e MP discutem ações para emissão de registro de nascimento
A execução do projeto “Documentar para Existir”, que visa reduzir a quantidade de cidadãos caucaienses sem certidão de nascimento, foi pauta de reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (05/12) com representantes da Prefeitura de Caucaia e Ministério Público do Estado do Ceará - Oficial. (MPCE), e uma representante de cartório da região.
“O objetivo desses encontros é que o projeto se concretize o mais rápido possível, alcançando o maior número de pessoas que ainda não tenham o registro civil e possam se dirigir aos cartórios para garantir esse documento”, disse a procuradora de Justiça Vera Maria Ferraz.
Nesta primeira fase do projeto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Corac), atua com agentes comunitários em diversas áreas buscando localizar pessoas sem o documento.
“Vamos intensificar o trabalho retomando o diálogo com esses profissionais de saúde no sentido de continuarem as buscas e efetivarmos esse quantitativo”, informou a coordenadora do Corac, Denise Teles. Estima-se que 40 mil pessoas não possuam certidão de nascimento em Caucaia. O número é equivalente a 12% da população.
Fonte-Jonas Mello
Blog Nilson Técnico Bosch.
Nenhum comentário:
Postar um comentário