sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

CNDL/SPC Brasil – Percentual de brasileiros que vivem no limite do orçamento cai para 75%

(Foto – Ilustrativa)

Mesmo com queda de seis pontos percentuais, continua alto o número de consumidores com situação financeira difícil. Em outubro, 46% dos brasileiros utilizaram alguma modalidade de crédito, embora 48% considerem difícil obter aprovação. A maior parte dos brasileiros chega às vésperas do fim de ano sem sobras no orçamento, embora tenha diminuído a quantidade de consumidores que se encontram em situação de aperto.
É o que revela pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), adiantando que caiu de 82% em outubro para 76% em novembro o percentual de consumidores que ‘vivem no limite do orçamento’. De acordo com o levantamento, 43% dos entrevistados terminaram o mês no ‘zero a zero’, ou seja, até conseguiram pagar as contas, mas não restou nada de seus rendimentos e, 33% encerram o mês ‘no vermelho’, isso quer dizer que eles deixaram de pagar alguma conta por falta de recursos. Os brasileiros que se encontram ‘no azul’ somam 16%.
Com muitos brasileiros ainda vivendo no limite das finanças, 45% dos consumidores planejavam diminuir o nível de gastos durante o mês de novembro, número inferior ao constatado em outubro (51%). Entre os que planejavam cortar despesas, a principal razão é a busca constante por economizar (34%), os preços elevados (28%), o desemprego (26%) e o endividamento (15%).
Fonte-Blog do Eliomar de Lima. 
Blog Nilson Técnico Bosch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário