Com o título “Turismo: o “hub” dos voos comprados a preço de ouro”, eis artigo de Allan Aguiar, ex-secretário do Turismo do Ceará. Confira:
Um novo escândalo capaz de rivalizar com o Aquário sem peixe, o CFO sem atletas, o terminal de passageiro do porto do mucuripe sem navios e o aeroporto de Aracati sem aviões foi inaugurado pelo Governo do Estado. Um novo super mamute, este para Camilo chamar de seu, em face de não ser herança do governo passado, foi incorporado ao acervo de absurdos do Estado com o milionário pagamento de R$ 12,8 Milhões efetivado pelos pobres cearenses ao grupo aéreo europeu Air France/KLM, em code share com a brasileira GOL.
Qualquer padeiro do século passado faria a seguinte conta superficial: 12,8 Milhões/ 6 meses de operação x 5 voos semanais x Nº de assentos/aeronave (275). Resultado: R$ 107.000,00/voo ou R$ 390,00 por assento com ou sem passageiros. Dado que a taxa de ocupação das aeronaves gravita em torno dos 80% (220 assentos vendidos) isso significa R$ 486,00 para cada felizardo a bordo. Contudo, no mínimo 40% desses agraciados e subsidiados são a elite Nordestina a caminho de Paris e Amsterdã para gastar seus Euros por lá. Ou seja, pasmem, R$ 107.000,00/88 = R$ 1.215,90 por brasileiro a bordo, tudo pago pelo contribuinte do Ceará. Apenas do Ceará, não obstante ser enorme o número de Nordestinos de outros Estados que usam essas rotas. Talvez seja o maior programa de transferência de renda e benefícios dos muito pobres para os muito ricos que o Governo do Ceará já realizou. Agora entrem no Site da Air France e vejam qual o preço médio de um bilhete no trecho Fortaleza-Paris-Fortaleza e adicione os R$ 1.215,90 pagos pelo contribuinte cearense e tirem suas próprias conclusões.
Esse tapa na cara dos sertanejos sem água está disciplinado na Lei Estadual 16.580/18 que dispõe sobre a concessão de subvenções econômicas para empresas aéreas que implantem voos a partir de 1 de janeiro de 2018. Lembram da licitação dirigida para as Hilux do Ronda do Quarteirão? Pois é, essa é uma espécie de Lei irmã dela, só que para pagar pelos voos mencionados.
Enquanto isso, em Lisboa, a TAP Air Portugal, que voa há 18 anos para o Ceará com voos diários e sem nunca ter recebido um centavo dos esquálidos cofres públicos cearenses, atônita, não esconde seu desapontamento com as regras da chamada Lei da Infâmia Aérea do Ceará. Pelos mesmos critérios, caberia a TAP Air Portugal a bolada de quase R$ 700 Milhões pelos 18 anos de serviços prestados ao Ceará mesmo operando e desbravando um Aeroporto sem o carimbo político de HUB Aéreo criado pelo Governo do Estado. Some-se também a TACV – Cabo Verde Airlines, a CONDOR Airlines, etc. etc…
Não é simplesmente pagando milhões as aéreas que se viabiliza fluxos turísticos internacionais e qualificados na cadeia produtiva do setor. A agenda é muito mais ampla e complexa no sentido de atrelar a promoção com a comercialização e a garantia do break even da aeronave. Esse modelo primata e caríssimo do “toma lá, dá cá” teu voo, raramente prospera. Mas isso é assunto para outro artigo.
O que temos agora é apenas mais um elefante-branco incorporado ao grande zoológico turístico/econômico do 4º Estado mais pobre da Federação. Lamentável!
*Allan Aguiar
Ex-secretário do Turismo do Ceará.
Fonte-Blog do Eliomar de Lima.
Blog Nilson Técnico Bosch.
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