Além de estar na iminência de receber cinco torres de sinal 5G, Caucaia contará nas próximas semanas com seis equipamentos de outro tipo de tecnologia para melhorar o acesso à Internet 3G e 4G no município.
A Secretaria Municipal de Planejamento Ambiental e Urbano (Seplam) recebeu solicitação de uma empresa de telefonia brasileira e já aprovou a instalação de Biosites na cidade.
Trata-se de uma torre com antenas de telecomunicações que não gera poluição visual porque imita uma árvore ou mesmo o mobiliário urbano. Serão instalados ao todo seis equipamentos em diferentes regiões de Caucaia.
Cada torre terá 12 metros de altura. “É um novo modelo pro município. Uma tecnologia que vai melhorar não só a Internet como também a qualidade das ligações. É uma solução de baixo impacto visual, em harmonia com a cidade”, adianta o titular da Seplam, Daniel Cavalcante.
Caucaia será a segunda cidade do Ceará a dispor deste tipo de equipamento, cuja montagem leva em torno de três horas, conforme a operadora de telefonia. A expectativa é de que o maquinário comece a ser instalado entre o fim de outubro e o começo de novembro.
“Além dos cabos de telecomunicação, a torre comporta iluminação pública e câmera de vigilância. Tudo isso a custo zero pro município. Ou seja: a Prefeitura não vai ter que pagar nenhum centavo pela instalação”, acrescenta o secretário.
No Brasil, alguns municípios de grande porte já dispõem desse tipo de tecnologia. Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Manaus, Natal, São luís, Maceió e Recife são alguns exemplos.
Blog Nilson Técnico Bosch a Informação de Caucaia para o Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário