quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Prefeitura - Caucaia conquista Certificação Praia Limpa 2017/2018 Com o segundo melhor desempenho, Caucaia conquistou a categoria de três estrelas e se qualificou para a Certificação Praia Limpa 2017/2018.



















CUMBUCO - Caucaia conquista Certificação Praia Limpa 2017/2018
Com o segundo melhor desempenho, Caucaia conquistou a categoria de três estrelas e se qualificou para a Certificação Praia Limpa 2017/2018. O município era representado pelo Cumbuco e recebeu 65,75 pontos. Assim, ganhará certificação ambiental por atender a critérios de gestão ambiental.
De acordo com o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), Hugo Pontes, “agora o Cumbuco entrará na lista turística de praia ambientalmente correta. É um ganho de grande importância para Caucaia, já que o município tem problemas de erosão em outras praias.”
Foram classificados na edição deste ano do Certificado Praia Limpa 24 municípios. O selo é um instrumento importante na definição das políticas públicas para a área que possam maximar os esforços no sentido de melhorar a qualidade das praias cearenses do ponto de vista sócio ambiental.
Para participar da certificação, Caucaia teve que adequar a praia do Cumbuco para atender aos critérios de avaliação do questionário emitido no ato da inscrição. Após análise do questionário por membros da Sema, uma visita técnica foi realizada.
A praia foi avaliada com base nos indicadores relacionados com os seguintes critérios: qualidade ambiental, segurança física dos frequentadores, proteção dos ecossistemas, higiene sanitária e comunicação, educação ambiental e acessibilidade.
A solenidade de entrega dos certificados acontecerá às 15 horas do dia 21 de novembro, em Fortaleza.
__________________________________________________
FINANÇAS - Aprovada Lei Orçamentária de Caucaia para 2019
Encaminhada pela Prefeitura à Câmara Municipal, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de Caucaia foi aprovada na sessão plenária desta terça-feira (30/10) do legislativo. A matéria tramitou em regime de urgência e teve o aval de todos os parlamentares presentes, dentre os quais inclusive membros da oposição.
Com isso, a LOA segue para sanção do prefeito Naumi Amorim e posterior publicação no Diário Oficial do Município (DOM). Dessa forma, passará a ter força de lei e, consequentemente, a estimar a receita e fixar as despesas do Poder Executivo para todo o exercício financeiro do ano de 2019.
O texto original da LOA sofreu apenas uma alteração. Proposta pela própria Prefeitura, a Emenda Modificativa 01/2018 tratava do remanejamento de dotações. A aprovação da medida fez o percentual subir para 50%.
PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO
Aprovada a LOA, os esforços da gestão voltam-se agora para as discussões na Câmara Municipal de Caucaia em torno do Plano Diretor Participativo (PDP). O documento encontra-se nas comissões técnicas.
Conforme a presidente do Legislativo, vereadora Natécia Campos, haverá reunião nesta quarta-feira (31/10), às 09:00 horas, nos colegiados para tratar da matéria. As votações devem acontecer às segundas-feiras, também no período da manhã.
__________________________________________________
EDUCAÇÃO - 8,8 mil alunos da rede municipal de Caucaia participam de Olimpíada de Matemática
A rede municipal de ensino de Caucaia dedicou-se nesta terça-feira (30/10) a participar do certame mais importante da matemática para rede pública, a Olimpíada de Matemática 2018, destinada a alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental.
A prova para estas séries é uma inovação da instituição organizadora, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que até o ano passado promovia o concurso apenas para alunos da do sétimo, oitavo e nono anos, além do Ensino Médio.
Em Caucaia, são 8.860 alunos concorrentes das 135 Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que a partir de agora estarão sendo estimulados a focar seus estudos na matemática por mais esse concurso nacional.
A coordenadora da OBMEP no município, professora Maria Lúcia de Oliveira, espera obter novos sucessos com esse concurso, contando com as experiências já observadas nos níveis 1 e 2, ou seja, nos sexto, sétimo, oitavo e nono anos, quando, em 2017, Caucaia conseguiu amealhar duas medalhas de bronze e 24 menções honrosas.
As novas experiências vividas pelos alunos, como o projeto “Aprova Caucaia”, responsável por buscar nas escolas os alunos com necessidade de melhoria nos níveis de aprendizagem e fornecer reforço escolar aos sábados, deverá revelar, nos próximos anos, maiores expectativas para a educação do município, em todos os certames no qual esteja envolvido.
Fonte: Prefeitura de Caucaia - Assessoria de Comunicação

Blog Nilson Técnico Bosch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário