Ceará lidera o número de empregos no turismo no Brasil.
Enquanto o País enfrenta desafios com menos 7 mil postos em junho, o Estado avança no número de empregos ligados ao turismo.
Por Bruna Damasceno
bruna@focus.jor.br
Sozinho, o Ceará gerou mais empregos no turismo do que a soma de todos os estados que contrataram em junho deste ano. Com um total de 479postos de trabalho no último mês, o Estado lidera o cenário nacional à frente do Amazonas (152), Goiás (67), Maranhão (53), Mato Grosso (33) e Espírito Santos (10). Os dados são estudo Empregabilidade no Turismo, realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
O retrato do turismo cearense não reflete a realidade do setor em todo o País, que eliminou 7.743 postos de trabalho no mês anterior, puxado pela queda da hospedagem e alimentação (6.269). No acumulado dos últimos 12 meses, o Ceará figura com o 5º lugar, totalizando 764 empregos até junho último. Atrás de Goiás (1983), Pernambuco (1428), Piauí (923) e Santa Catarina (823).
O levantamento não esquadrinha quais os setores produtivos influenciaram o resultado regional do mês de junho. No panorama nacional, as empresas aéreas puxam os números positivos, com 305 novos empregos. Os agentes de viagens fecharam junho com abertura de 71 postos de trabalho; cultura e lazer, 49; locadoras de veículos, 33. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também apontam avanço nos serviços ligados ao turismo cearense. De janeiro de 2013 e maio de 2018, somente o Pernambuco (1,5%) e o Ceará (0,9%) registraram crescimento no setor.
Fonte-Focus.Jor
Nenhum comentário:
Postar um comentário