Pesquisa divulgada pelo Ministério dos Transportes avaliou a qualidade dos 20 maiores aeroportos do Brasil.
Por Bruna Damasceno
Fonte-bruna@focus.jor.br
Sanitários sujos e insuficientes, estacionamento com baixa estrutura e preços altos. Essas sãos as principais queixas dos passageiros que avaliaram o Aeroporto Internacional Pinto Martins com a 4ª nota mais baixa entre os terminais aéreos do País (4,23). Belém (3,97) e Florianópolis (3,69) figuram com os dois equipamentos mais mal avaliados, seguidos de Cuiabá (4,22). Os dados divulgados pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil nesta terça-feira, 31, foram apurados entre abril e junho deste ano.
O Aeroporto de Fortaleza fica com a pior nota quando comparado com os terminais que movimentam entre 5 milhões a 15 milhões de passageiros por ano, categoria em que se enquadra. Apesar da colocação, o terminal cearense registrou nota acima da meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), que define a média 4. Para o levantamento, foram ouvidas 20.527 pessoas nos 20 aeroportos brasileiros que correspondem a 87% do fluxo nacional.
O Focus não conseguiu contato com a Fraport, administradora do Aeroporto de Fortaleza, até o momento. Há um ano, a gestão do equipamento é feita pela empresa alemã, que tem concessão total de 30 anos. A concessionária projeta investir mais de R$ 800 milhões até 2021 nas obras de expansão do Fortaleza Airport, conforme publicado no Focus em junho deste ano.
Percepções
Os indicadores levaram em consideração a satisfação dos passageiros sobre serviços como a disponibilidade de caixas eletrônicos e casas de câmbio; valores dos produtos comerciais; custo-benefício do estacionamento; preço cobrado pelos alimentos, serviços das companhias aéreas e critérios acerca da infraestrutura aeroportuária. As percepções dos usuários foram definidas em uma escala de 1 a 5, na qual 1 é muito ruim e 5 é muito bom.
A maior insatisfação registrada foi com o custo-benefício do estacionamento, marcando 2,2 na escala. O espaço, com 848 vagas, é gerido pela PareBem Estacionamentos. Recentemente, a empresa anunciou descontos de 50% para compras antecipadas pela internet, com o intuito de aliviar as taxas que estão entre as mais caras do Nordeste.
Contribuíram com a insatisfação do estacionamento fatores como a disponibilidade de vagas (3, 42) e qualidades das entalações dos veículos (3, 63). Outros pontos que influenciaram o saldo negativo foram a disponibilidade dos sanitários (3,88) e a limpeza (3, 88). Já o tempo de fila na inspeção de segurança e confiança neste serviço tiveram os melhores indicadores, com 4,41 e 4, 47, respectivamente. Leia a pesquisa na íntegra.
Veja os indicadores do Aeroporto Internacional Pinto Martins:
Classificação: 1 (muito ruim), 2 (ruim), 3 (regular), 4 (bom), 5 (muito bom)
Cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança 4,56
Confiabilidade da inspeção de segurança 4,47
Tempo de fila na inspeção de segurança 4,41
Satisfação geral do passageiro 4, 23
Disponibilidade de tomadas 4,17
Qualidade da sinalização do aeroporto 4,07
Disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voos 3, 97
Facilidade de Desembarque no meio-fio 3, 61
Limpeza dos sanitários 3,88
Disponibilidade dos sanitários 3,88
Qualidade da internet do aeroporto 3, 68
Qualidade das instalações do estacionamento de veículos 3, 63
Disponibilidade das vagas no estacionamento 3, 42
Custo e benefício do estacionamento 2,22
Veja o ranking dos aeroportos:
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