domingo, 29 de julho de 2018

PESQUISA MOSTRA O QUANTO PRECISAMOS DOS CÃES - QUANDO TEMOS UM - VEJA AQUI.

Cães socorrem mais rápido ao ouvir choro dos tutores, aponta pesquisa – Blog Pet&Cia.





Pesquisadores norte-americanos resolveram testar a lealdade canina. Estudo publicado na terça-feira, 23, na revista estadunidense “Learning & Behavior”, indica que os cachorros podem identificar quando seu tutor está em situação de risco e correr mais rápido ao ouvir o choro.
De acordo com os cientistas, os cães deixam de lado o seu próprio estresse emocional para salvar o dono em perigo. No entanto, somente a pesquisa ainda não é suficiente para afirmar que os cachorros são capazes de entender o estado emocional do ser humano.
Todavia, os pesquisadores estão confiantes em descobrir melhor sobre o desenvolvimento da empatia animal. “É muito interessante pensar que todas essas histórias de cães resgatando humanos podem ter uma base verdadeira”, afirmou à CNN a estudante de psicologia Emily Sanford, co-autora do estudo.

Entenda a pesquisa

Os cientistas chamaram 34 pessoas com seus respectivos pets para participar do experimento. Os tutores ficaram atrás de uma porta de vidro fechada com ímã, sendo fácil para os cachorros abrirem com um simples empurrão.
Primeiro, os humanos falavam em voz baixa “socorro” a cada 15 segundos, sussurrando, no intervalo, em seguida, a canção “Brilha, brilha, estrelinha”, sem demonstrar muita emoção. No segundo momento, os tutores choravam e gritavam em tom de desespero “socorro”.
Em ambos os casos, os cães foram atrás de seus donos. Porém, os pesquisadores perceberam que os animais socorreram quatro vezes mais rápido seus tutores quando escutaram eles chorando do que quando estavam murmurando. O fato foi verificado pelos estudiosos devido à frequência cardíaca dos cães no resgate e no tempo que eles demoravam para abrir a porta.
Apesar disso, os especialistas explicam que alguns fatores do teste impossibilitam a pesquisa de ser considerada definitiva sobre o tema: poucos cachorros participantes no teste e algumas pessoas “melhores atores que outras”.
Mesmo assim, os cientistas destacam a importância do estudo. “Eu acho que esse estudo é importante porque ajuda a mostrar como os cães podem agir em uma situação de emergência”, afirmou a professora Julia E. Meyers-Manor, pesquisadora sênior do estudo.
Fonte-O Povo.Online.
Blog Nilson Técnico Bosch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário