o total de juízes e juízas ameaçados, cerca de 88% pertencem à magistratura estadual.
Juiz sob escolta. magistrados estaduais são os mais ameaçados.
Equipe Focus
focus@focus.jor.br
Estudo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concluiu que há 110 magistrados brasileiros que sofreram casos concretos de ameaça às suas vidas. Muito embora o estudo não entre em detalhes por estado e nem cite o nome dos ameaçados, Focus apurou que cinco deles são cearenses. Todos juízes.
O resultado do estudo, que foi divulgado na segunda-feira, 21, se baseou em informações repassadas pelos próprios tribunais de justiça dos estados, por meio de um questionário respondido entre os meses de setembro e novembro de 2017.
Do total de juízes e juízas ameaçados, cerca de 88% pertencem à magistratura estadual. Na outra ponta, os desembargadores ameaçados representam o pequeno percentual de 5%. Já os juízes que atuam nas esferas trabalhista, federal e eleitoral não configuram mais do que 11% do total de magistrados ameaçados.
As providências adotadas para esses casos variam. Vão desde o reforço no acesso às entradas e saídas dos fóruns até às situações limites quando se apela para o uso de coletes à prova de bala, carros blindados e até escolta armada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário